Notícias

Covid-19: Centro de Quarentena começa a funcionar nesta sexta-feira

Publicada em 02/07/2020, às 18h07 | Atualizada em 13/07/2020, às 12h37

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

Imagem divulgação
Centro de Quarentena
Camarotes do Sambão receberam camas para acolher pessoas diagnosticas com Covid-19 (ampliar)

O Centro de Quarentena de Vitória, voltado para pacientes em vulnerabilidade social contaminados pela Covid-19, começará a funcionar nesta sexta-feira (3). A estrutura foi montada nos camarotes do Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste.

Ao todo, serão ofertadas 50 vagas para atendimento a cada 15 dias. O local foi equipado com camas e utensílios necessários para acomodar pessoas assintomáticas ou que possuem sintomas leves do novo coronavírus.

São moradores de Vitória que não conseguem fazer o isolamento social, como idosos acamados, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou munícipes que vivem em um espaço onde mora muita gente.

O coordenador do Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos impactos causados pela Covid-19, Bruno Toledo, explicou que o local tem capacidade de atender quase 800 pessoas até dezembro, data limite para encerrar as atividades no Centro de Quarentena.

Segundo ele, os abrigados terão alimentação e serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que fará acompanhamento médico e social 24 horas.

"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai fazer uma triagem das pessoas que estão contaminadas e a Assistência Social fará a avaliação de quem preenche os requisitos para ficar isolado no Centro da Quarentena", explicou.

Carreta

Uma unidade móvel estará em frente ao Tancredão para fazer a distribuição de alimentos e lavagem de roupas durante 50 dias para as pessoas que estiverem isoladas no Centro de Quarentena.

A iniciativa é da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em parceria com a Prefeitura de Vitória. A previsão é de que o veículo distribua cerca de 12,5 mil refeições e faça a lavagem de 20 toneladas de roupa.

Além de atender ao Centro de Quarentena, o serviço também irá beneficiar a comunidade de Mário Cypreste durante 15 dias.

"Uma das contrapartidas para instalação do Centro de Quarentena na comunidade foi a oferta dos serviços da carreta também para famílias de baixa renda do entorno do Sambão cuja situação social está se agravando por conta da pandemia", explicou Bruno Toledo.

"Acordamos que representantes da comunidade buscarão o alimento diariamente, assim como as roupas", explicou o diretor da Adra no Espírito Santo, Clairton Oliveira.


Voltar ao topo da página