Notícias

Coronavírus: Vitória é a cidade que mais realiza testes no Estado

Publicada em 07/08/2020, às 16h09

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Testes para Covid
Desde o início da pandemia, em março, até esta sexta-feira (7), já foram realizados 27.708 testes em moradores da capital para detecção do coronavírus

De acordo com o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entre as cidades com mais de 50 mil habitantes no Espírito Santo, Vitória é a que mais realiza testes. Desde o início da pandemia da Covid-19, em março, até esta sexta-feira (7), já foram realizados 27.708 testes em moradores da capital para detecção do novo coronavírus, tanto na rede pública quanto na particular.

A capacidade atual de testagem para Covid-19 na rede municipal de saúde de Vitória é de 120 coletas de amostras/dia, com a metodologia de diagnóstico molecular, através da técnica de RT-qPCR (PCR em tempo real). Nesse tipo de exame, o município faz a coleta e encaminha para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

O município oferta também testes rápidos (IgM/IgG), que estão disponíveis em todas as unidades de saúde e são utilizados conforme a demanda, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Sesa.

Desde o dia 17 de abril, o município implantou também um Centro de Testagem (CT) Municipal, que apoia as unidades de saúde na coleta de exames do tipo PCR. O local conta com profissionais treinados especificamente para coleta dos exames, aumentando significativamente nosso potencial de oferta.

"A ampliação da testagem é uma estratégia importante para intervenção precoce em relação aos cuidados de saúde nas pessoas que foram contaminadas. E permite também compreender o comportamento da epidemia em Vitória, qualificando as nossas intervenções no enfrentamento da mesma", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa. 


Voltar ao topo da página