Notícias

Coronavírus: Vitória cria comitê para gerenciar políticas sociais para população

Publicada em 03/04/2020, às 10h08 | Atualizada em 03/04/2020, às 10h23

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades

Diego Aves
Vitória vista de cima
Comitê vai tratar de ações e políticas sociais para minimizar impactos da pandemia na população de Vitória

A Prefeitura de Vitória criou um comitê de gerenciamento das políticas sociais dos impactos causados pela Covid-19. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (3).

Entre as atribuições do comitê, estão analisar a alteração do quadro dos indicadores sociais a partir da declaração do estado de emergência de saúde pública e construir estratégias, ações e fluxos para mitigação dos impactos sociais da pandemia de coronavírus.

Além disso, tem como objetivo promover a articulação junto a entidades da sociedade civil de ações conjuntas para reduzir os impactos para a população.

"É fundamental que, além do gabinete de crise, que nós instalamos desde o primeiro dia, quando decretamos o estado de emergência, esse comitê criado hoje possa otimizar e coordenar as ações entre todas as demais secretarias. O Bruno Toledo deixa a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho e, a meu convite, vai assumir essa tarefa com os outros secretários para que nós possamos dar resposta ainda mais rápida a todos os enormes desafios que estão chegando e que vêm pela frente. Desafios na saúde pública, desafios sociais e desafios econômico-financeiros", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O comitê vai envolver as secretarias de Governo (Segov), Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Assistência Social (Semas), Educação (Seme), Saúde (Semus) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Direitos

O então secretário da Semcid, Bruno Toledo, deixa a pasta para assumir a coordenação do comitê a convite do prefeito Luciano Rezende.

Segundo Bruno, agora, mais do que nunca, é preciso reafirmar os valores centrais dos Direitos Humanos para superar este momento difícil. "O comitê vai se pautar pela garantia dos direitos dessas pessoas, especialmente aquelas vulneráveis e que mais sofrem com os impactos da pandemia".

A ideia, segundo Toledo, é garantir a alimentação das pessoas e envolver a população em uma rede de solidariedade em torno das ações que já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Vitória. "Precisamos que a sociedade também esteja com esses valores de respeito ao próximo muito presentes em seu cotidiano", concluiu.


Voltar ao topo da página