Notícias

Coronavírus: vídeos on-line para pessoas com deficiência de Vitória

Publicada em 15/04/2020, às 10h23

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semas
Vídeos do CRPD
Vídeos produzidos pela equipe do Centro de Referência para Pessoa com Deficiência traz traz dicas de higiene para usuários por conta da pandemia (ampliar)

Com o objetivo de ampliar a convivência interativa entre usuários do Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD) e seus familiares em período de pandemia do coronavírus, os profissionais do equipamento estão produzindo vídeos em casa.

Já foram feitos conteúdos do educador social de capoeira, de percussão e maculelê Anderson Amorim e da assistente social Roseane Rondelli. Todos os vídeos estão sendo traduzidos em Libras por algum intérprete.

Os vídeos estão sendo publicados periodicamente no canal do CRPD no Youtube e também no Instagram (@crpd.vitoria) e Facebook (CRPD Vitória).

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Gerência de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (GSC).

"Nosso objetivo é promover a convivência on-line, a autonomia e a inclusão digital e estimular a pessoa com deficiência a operar os recursos tecnológicos, oferecendo atividades motivadoras para os atendimentos na situação de isolamento que estamos vivendo", disse o coordenador do Centro de Referência para Pessoas com Deficiência, Paulo Eduardo Rodrigues Paiva.

Curso

Uma outra inovação do CRPD neste período foi a oferta de um curso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) os servidores que atuam no órgão.

As aulas são dadas pela instrutora do CRPD Luce Matilde Wandermurem Nogueira e pela tradutora Marcilene da Penha Bravim.

As aulas são realizadas duas vezes por semana, nas quais a instrutora passa as atividades e, em seguida, a tradutora as encaminha para os servidores para eles realizarem os vídeos com os sinais de acordo com as orientações. Eles estão aprendendo alfabeto, números, cumprimentos e cores.

Divulgação Semas
Vídeos do CRPD
"Cada dia fico querendo aprender mais e mais", disse Andrea Cristina Simões de Andrade, que está aprendendo Libras por meio dos vídeos (ampliar)

"No início, tive grandes dificuldades porque é complicado o exercício que temos que fazer com as mãos, de abrir e fechar os dedos. Aí tive que fazer alguns exercícios de alongamento para melhorar. Cada dia fico querendo aprender mais e mais", disse a merendeira do CRPD Andrea Cristina Simões de Andrade.

"Como é a primeira vez que oferecemos para os servidores o curso básico de Libras on-line, está sendo muito diferente para todos. Quando damos esse curso presencial, conseguimos mostrar como devem ficar os dedos. Mas, por ser por vídeo, temos a troca diária entre eles e nós. O interessante é ver o esforço e a dedicação de todos em estarem aprendendo", confirmou a tradutora Marcilene da Penha Gonçalves Bravin.

Reinvenção

"Esse trabalho é muito inovador pois os nossos servidores não são profissionais de vídeo. Eles estão se reinventando para darem informação aos nossos usuários e familiares, além de oferecer para a equipe do CRPD o conhecimento de uma nova língua, de Libras. Fico feliz por eles estarem motivados em crescer e se permitirem ampliar o conhecimento", afirmou a secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling.


Voltar ao topo da página