Notícias

Coronavírus: videoaulas do SOE têm quase 5 mil visualizações em uma semana

Publicada em 22/04/2020, às 17h10 | Atualizada em 23/04/2020, às 18h02

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
SOE
Professores promovem videoaulas com exercícios para alunos fazerem em casa

Em apenas oito dias no ar, os vídeos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) já somam mais de 4,7 mil visualizações. São dezenas de alunos que estão aproveitando a tecnologia para não ficar parados em casa.

As videoaulas são disponibilizadas no canal da PMV no YouTube. É o caso da Maria da Penha Tomazelli, de 62 anos, que mora em Bento Ferreira. Ela conta que, antes da pandemia do coronavírus, curtia as aulas da professora Cristiane Silveira na unidade de saúde do bairro.

"Eu estou achando ótimo, gostei muito dessa ideia dos vídeos. Aproveitamos para matar a saudade da professora Cris, que é muito alegre, e para nos exercitar. Além de sentirmos que há pessoas do outro lado pensando na gente, preocupando-se por não podermos sair de casa", declarou.

Maria da Penha conta ainda que, no prédio onde mora, há mais duas alunas do SOE e os vídeos se tornaram assunto de conversa também.

 "Nós avisamos uma pra outra sobre as aulas e conversamos sobre elas. Assim, não ficamos paradas e ainda temos as orientações certas pra fazer os movimentos. Eu faço várias vezes por dia porque os vídeos são curtinhos. Meus filhos até brincam dizendo: ‘toda hora fazendo aula de ginástica?!’”, conta ela.

Videoaulas

O SOE disponibilizou videoaulas em várias modalidades ofertadas pelo serviço: ioga, meditação, dança, funcional, alongamento e outras atividades.

Os vídeos serão disponibilizados semanalmente no canal. Diante do cenário atual, esta foi mais uma estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para que os munícipes continuem acompanhando as aulas do SOE sem sair de casa.

As atividades foram elaboradas pelos professores de Educação Física que atuam nos 15 módulos do serviço e nas unidades de saúde da capital.

Aulas adaptadas

Para facilitar as atividades, as aulas foram adaptadas pensando na segurança dos alunos. "Todas as aulas foram planejadas e propostas por profissionais especialistas do SOE, que tomaram todos os cuidados para adaptar o conteúdo de cada aula para que elas pudessem ser executadas dentro de casa", disse a coordenadora dos Soe, Sabrina Albuquerque.

Serviço de Orientação ao Exercício

O SOE tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT's), através de ações de cuidado em saúde que promovam o aumento do nível de atividade física, a produção de modos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.


Voltar ao topo da página