Notícias

Coronavírus: Telemedicina passa a atender casos crônicos e de arboviroses

Publicada em 07/04/2020, às 08h15

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Telemedicina
"Sinto que as pessoas têm se preocupado, buscado orientações e estão seguindo nossas recomendações", disse a médica Maria Cristina (ampliar)

O serviço de Telemedicina ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Fala Vitória 156, passou a atender esta semana munícipes que precisam de receitas para tratamento contínuo, como hipertensão, diabetes, hipertireoidismo e asma, que são acompanhados nas unidades de saúde do município

Além disso, os atendimentos também estão disponibilizados para pacientes da rede municipal de saúde que precisam de orientações acerca das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e para quem necessita de laudo para doenças crônicas.

O contato via call center também é voltado para pessoas com sintomas de coronavírus. 

Para atender às demandas de saúde neste momento de pandemia, 24 médicos estão atuando diariamente em regime de escala, das 8 às 22 horas.

"A Telemedicina tem possibilitado o suporte aos serviços de saúde e a continuidade da assistência à saúde dos nossos munícipes, otimizando os atendimentos para as pessoas que apresentam sintomas relacionados à Covid -19 e evitando a aglomeração das pessoas em nossas unidades", disse a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Home office

Os médicos da rede municipal de saúde que estão atuando em home office foram capacitados para reforçar o atendimento no Fala Vitória 156 a fim de esclarecer as dúvidas e prestar os primeiros atendimentos.

O atendimento é registrado e, quando necessário, é realizado o monitoramento pelas equipes das unidades de saúde. Para a médica Maria Cristina Ribeiro Louro, poder colaborar neste momento de pandemia via Telemedicina, além de necessário, tem sido muito gratificante.

"A Telemedicina e o acesso ao prontuário eletrônico do paciente, via Rede Bem Estar, permitem prestar um atendimento qualificado, mesmo que a distância. É possível realizar diagnósticos e até mesmo prescrições. Além disso, sinto que as pessoas têm se preocupado, buscado orientações e estão seguindo nossas recomendações", afirma.


Voltar ao topo da página