Notícias

Coronavírus: serviços do Sine podem ser feitos on-line

Publicada em 18/03/2020, às 17h34 | Atualizada em 03/04/2020, às 17h07

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Carlos Antolini
SINE DE VITÓRIA
Atendimento presencial no Sine está suspenso temporariamente

Com a decisão de suspender temporariamente o atendimento presencial na Casa do Cidadão para evitar contaminação pelo coronavírus, o trabalhador que precisar dos serviços do Sine pode fazer as solicitações d de forma on-line.

Para agendar o seguro desemprego, por exemplo, o trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil, do Governo Federal (empregabrasil.mte.gov.br), fazer o passo a passo e ter acesso ao serviço após fazer seu cadastro. Esse serviço está disponível para ser feito pelo computador.

Outra opção pelo computador é utilizar o navegador de internet e acessar o Portal Gov.br e seguir os passos.

Para acessar os serviços do Seguro Desemprego pelo celular: instale o aplicativo de celular Carteira de Trabalho Digital que já está disponível nas lojas virtuais para versões nos sistemas Android ou IOS. Seguir os passos.

Trabalha Vix

O trabalhador pode verificar as vagas disponíveis e se cadastrar para receber o alerta de vagas pela ferramenta Trabalha Vix. Já o empregador pode ofertar as vagas, através de cadastro.

O aplicativo SINE Fácil , do Ministério da Economia, também pode auxiliar o trabalhador. Confira abaixo o passo a passo: 

1- obter o Qrcode através do Portal de serviços do Ministério da Economia: servicos.mte.gov.br, veja o passo a passo em empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/;
2- Baixe o aplicativo no celular para pesquisar e concorrer a vagas de emprego

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, explicou que as medidas estão sendo tomadas de forma preventiva para evitar a aglomeração de pessoas.

"A nossa orientação durante esse período é para que a população resolva suas demandas pelos canais alternativos que disponibilizamos e, com isso, evitar menor circulação de pessoas por conta do coronavírus".

Confira abaixo como fica o funcionamento na Casa do Cidadão

Procon Vitória

O Procon Vitória suspendeu o atendimento presencial e os prazos processuais e administrativos, bem como todas as audiências marcadas temporariamente. As demandas do órgão podem ser realizadas por meio do aplicativo Procon Vitória.

Telefone úteis do Procon Vitória:
Atendimento 3382-5545/3382-5537
Cartório 3382-5440
Fiscalização 3382-5541
Gerência 3382-5540

Sine Vitória

As demandas do órgão, como vagas de emprego e auxílio-desemprego, podem ser realizadas on-line.

Seguro Desemprego

Qualquer dúvida na conclusão da entrada do seguro desemprego online, o cidadão pode ligar para 158, número do Ministério da Economia que trata de assuntos sobre seguro desemprego.

Emissão de documentos

O agendamento para novos serviços de emissão de documentos está temporariamente suspenso. Os que já estão agendados serão remarcados.

Eventos

A realização de eventos de grande aglomeração de pessoas, como cursos, oficinas e atividades realizadas nos equipamentos (Odomodê, Casa da Juventude e CRJ Itinerante), também está suspensa.

Na próxima quinta-feira (19), seria lançado na Casa do Cidadão o Programa Estágio Cidadão. A iniciativa vai ofertar oportunidade de estágio na prefeitura para adolescente de 16 a 18 anos de idade que vivem em territórios de vulnerabilidade social. A programação, no entanto, também foi adiada e uma nova data será divulgada em breve.


Voltar ao topo da página