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Coronavírus: serviço especializado do Fala Vitória 156 recebeu 8.955 ligações

Publicada em 13/04/2020, às 18h11

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Segov
Central do 156 para atendimento do Coronavírus
Fala Vitória 156 presta atendimentos a pessoas que querem tirar dúvidas sobre o coronavírus

O Fala Vitória 156, principal canal de comunicação da Prefeitura de Vitória com os munícipes, recebeu, somente nos últimos 30 dias, 70 mil ligações. Deste total, 8.955 foram somente para falar com a equipe especializada para tirar dúvidas da população a respeito da Covid-19 e seus sintomas.

O serviço de atendimento especializado, realizado por enfermeiros, começou no dia 16 de março. Diariamente, os profissionais da saúde atendem a população para tratar da doença e fornecem variadas orientaçõe. O serviço funciona todos os dias, das 8 às 22 horas, e conta com 22 enfermeiros.

"A importância da atuação do 156 nesse processo de controle da expansão do coronavírus é que a maior fonte de pânico é a desinformação. Montamos uma equipe com 22 enfermeiros na Central do 156 para responder às principais perguntas e dúvidas", disse Luciana Possatti, ouvidora da Prefeitura. 

Telemedicina

A partir do dia 25 de março, médicos passaram a realizar consultas por telemedicina através do 156. No total, 233 munícipes foram atendidos desde a implantação.

Essa modalidade de atendimento prevê que médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orientem e monitorem pacientes por telefone. O atendimento acontece diariamente, das 8 às 22 horas.

Os profissionais de Enfermagem que estão atuando nos atendimentos do 156 acerca do coronavírus seguem um checklist para confirmar alguns sintomas e situações suspeitas e então encaminham o usuário para atendimento por telefone com um médico da rede.

Na teleconsulta, o médico faz a avaliação do paciente, registrando as informações em um formulário eletrônico e informando os casos suspeitos à Vigilância Epidemiológica e às unidades de saúde da capital.

A telemedicina também está sendo utilizada para realizar outros tipos de atendimentos médicos.


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