Notícias

Coronavírus: Semmam propõe ações de Educação Ambiental durante isolamento

Publicada em 08/05/2020, às 18h58 | Atualizada em 08/05/2020, às 23h01

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

André Sobral
Vista da Pedra dos Dois Olhos no Parque Municipal da Fonte Grande
Equipe está avaliando produção de vídeos com temáticas ambientais durante a pandemia

Para dar continuidade às ações de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) durante a pandemia do coronavírus, os profissionais da Gerência de Educação Ambiental (GEA) estão realinhando os trabalhos.

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, conta que a equipe está definindo novas formas de atuação durante o trabalho remoto. "As reuniões on-line vêm sendo um dos caminhos para o fortalecimento da Educação Ambiental no município e também um meio de propor novas estratégias", informou.

Nesta última quinta-feira (7), foi realizada uma reunião virtual entre técnicos da GEA e profissionais da Codesa que atuam na região portuária de Vitória.

A discussão foi em torno de estratégias para ações de Educação Ambiental na região do Centro: Parque Moscoso, Vila Rubim e Ilha do Príncipe.

Interface

Segundo o educador ambiental e geógrafo Idelvon Poubel, a parceria com a Codesa foi iniciada em 2019, quando foram alinhadas atividades com atuação dos Centros de Educação Ambiental junto a escolas e comunidades nos entornos da área portuária.

"Com o isolamento social e a suspensão das aulas, as atividades foram suspensas. Mas isso não impede que novas metodologias de atuação aconteçam. Então vislumbramos a possibilidade da produção de vídeos com conteúdos educativos voltados para as temáticas ambientais, contextualizando as realidades de cada local com temas como manguezal (andada e defeso), resíduos sólidos, Mata Atlântica, restinga, bem-estar animal, entre outros para serem disponibilizados à população e aos estudantes", disse Idelvon.

Desafios

Para a coordenadora de Relações com as Comunidades da Semmam, Rita Vasconcelos, esse momento de pandemia tem possibilitado a humanidade se reinventar e se redescobrir a cada dia. "Nós, da Educação Ambiental, não somos diferentes. Esse desafio diário nos motiva, nos impulsiona e nos move a buscarmos a melhor forma de fortalecer Educação Ambiental nos locais que já haviam sido pensados".

"A mudança de valores quanto ao meio ambiente é fundamental. A Educação Ambiental é essencial para que ocorra uma mudança de valores, hábitos e atitudes no indivíduo e que esse momento pelo qual estamos passando tem colocado a prova essa capacidade do ser humano", afirma a assessora de Educação Ambiental Jacirlane Carvalho.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, "essa busca por novas estratégias metodológicas é de fundamental importância para o momento em que vivemos, fazendo com que a Educação Ambiental continue a levar conhecimento e informação à população, sensibilizando quanto a temáticas ambientais que são essenciais para a vida humana".


Voltar ao topo da página