Notícias

Coronavírus: Semmam elabora Programa Municipal de Educação Ambiental

Publicada em 22/04/2020, às 20h40 | Atualizada em 23/04/2020, às 16h01

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Leonardo Silveira
Pedra dos Dois Olhos
Documento orientará os projetos e as ações de Educação Ambiental na capital

Está em fase de conclusão o documento, elaborado pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), que estabelece diretrizes, objetivos, potenciais participantes e linhas de ação e aponta caminhos que orientarão os projetos e as ações de Educação Ambiental na capital.

A proposta de minuta do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) está sendo construída a partir das contribuições do grupo de trabalho da Comissão Intermunicipal de Educação Ambiental (CIMEA).

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, destaca que, após essa fase, o documento volta para a comissão e depois será discutido com a sociedade organizada.

Juliana Sardinha explicou que já haviam sido realizadas oficinas para coleta de contribuições, assim como a elaboração de estudos preliminares, antes da interrupção presencial das atividades por conta da pandemia do novo coronavírus.

Mesmo em trabalho remoto, a equipe de Educação Ambiental se debruça na escrita do documento para apresentar uma proposta de minuta.

Formação

O grupo responsável pela elaboração do programa é composto pelo Órgão Gestor, que envolve técnicos das Gerências de Educação Ambiental (GEA/Semmam) e Gerência de Formação de Desenvolvimento Educacional (Seme) e do Conselho Municipal de Educação, além de outros atores sociais da CIMEA.

Consciência ambiental

"A instituição do programa tem como base o envolvimento da sociedade de forma dialógica, propiciando o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, visando à ampliação da consciência para a participação da sociedade nas tomadas de decisão na gestão do meio ambiente", disse Juliana Sardinha.

O técnico de Educação Ambiental da Semmam Idelvon Poubel ressalta que o ProMEA constitui uma etapa fundamental para consolidação da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei 8.695/2014).

"Tende a se tornar importante ferramenta social para trabalhar o entendimento que o município possui sobre a Educação Ambiental, em consonância com diversos instrumentos legais, como a Política Nacional de Educação Ambiental, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Política Federal de Meio Ambiente. O Programa de Educação Ambiental de Vitória vai ao encontro dos princípios estabelecidos em documentos internacionais, como a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável consensuados pela ONU", afirmou Idelvon.

Vitória sustentável

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, o ProMEA prevê linhas de ação que abrangem os seguintes pontos:

  • Gestão da Educação Ambiental no município de Vitória
  • Formação e Pesquisa em Educação Ambiental
  • Informação e comunicação ambiental
  • Escolas em transição para sustentabilidade
  • Educação Ambiental para o saneamento básico
  • Educação Ambiental para ecossistemas de Vitória
  • Educação Ambiental no contexto das mudanças climáticas causadas pela ação humana
  • Bem-Estar Animal.

"Essas linhas de ação buscam capilarizar a Educação Ambiental no município com o objetivo de se promover uma Vitória mais sustentável", disse Ademir.


Voltar ao topo da página