Notícias

Coronavírus: Secretaria de Saúde otimiza atuação de assistentes sociais

Publicada em 27/07/2020, às 10h57

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Prontuário Eletrônico Simplificado do Paciente
Assistentes sociais estão participando de encontros virtuais para aprimorar atuação durante a pandemia (ampliar)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou um projeto para identificar como a pandemia do novo coronavírus impactou as atividades dos assistentes sociais da pasta e debater estratégias de potencializar a atuação dos profissionais, principalmente, na intervenção no cenário dos desdobramentos pós-pico da pandemia.

Será uma série de atividades, como encontros virtuais, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

"Sabemos que aspectos sociais e econômicos influenciam na saúde das pessoas e, numa pandemia, as situações de vulnerabilidade costumam ser agravadas, exigindo que o assistente social mobilize recursos para enfrentar essas condições", explica referência técnica da Secretaria Executiva da Semus, Clarice Imperial.

Metodologia

Os assistentes sociais da Semus foram organizados em duas turmas, agrupadas por territórios, portanto, com realidades semelhantes. Durante os encontros, os profissionais também farão o compartilhamento de documentos e informações para subsidiar a atuação nos diferentes espaços ocupacionais.

A coordenação do projeto, composta por técnicos da Semus e da Ufes, formularam e aplicaram questionários junto aos assistentes sociais com o objetivo de identificar a realidade e as expectativas desses profissionais.  Foi possível identificar o perfil dos profissionais e principais necessidades para atuação.

A assistente social da Unidade de Saúde de Santa Luiza Patrícia Amorim destaca que os encontros fortalecerão o trabalho dos profissionais nesse momento. "Se antes trabalhávamos com tantos outros profissionais nas unidades de saúde, utilizando nossa presença, nossa voz, agora precisamos adaptar nosso trabalho utilizando tecnologias e de forma remota. Esses encontros irão permitir que façamos os ajustes necessários nos processos de trabalho de forma coletiva, dividindo experiências".


Voltar ao topo da página