Notícias

Coronavírus: Procon Vitória notifica quatro estabelecimentos por preço abusivo

Publicada em 24/03/2020, às 19h02

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Consumo e produção responsáveis

Imagem divulgação
Álcool gel
Procon está monitorando preços de produtos como álcool gel nos estabelecimentos (ampliar)

O Procon Vitória notificou, nesta terça-feira (24), mais quatro estabelecimentos que deverão apresentar, dentro de até dez dias, notas fiscais que justifiquem os valores de alguns itens denunciados pelos consumidores. Da última quinta-feira (19) até hoje, já são 41 estabelecimentos notificados pelo Procon Vitória.

A gerente do órgão, Herica Correa Souza, reforçou que a equipe de fiscalização está de plantão e indo aos locais para verificar as denúncias que chegam pelo 156 e pelo aplicativo Procon Vitória.

"Dentro da operação 'Protege Vitória', a nossa equipe de fiscalização está atuando para conter exageros no mercado por conta da alta demanda pelos itens devido à expansão do novo coronavírus (Covid-19) no País", comentou Herica.

Ela alerta que a pandemia não pode ser usada como causa para justificar a elevação do preço de produtos como álcool gel e máscaras.

"A hora é de manter o abastecimento dos estabelecimentos e dos consumidores terem acesso aos produtos básicos. Estamos atuando para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia. A orientação é para assegurar a a cidadania e os direitos humanos dos moradores".

A gerente do Procon Vitória reforçou seu pedido para que o consumidor denuncie caso constate a cobrança de preços abusivos por parte dos estabelecimento. As denúncias devem ser feitas via 156 ou APP Procon Vitória.

"O Procon Vitória está atuando desde o primeiro momento e, assim, continuará para que tais princípios possam se fazer presentes nas relações de consumo. Estamos de plantão para intervir se houver abusos por parte dos fornecedores", disse o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.


Voltar ao topo da página