Notícias

Coronavírus: Procon Vitória faz monitoramento semanal de preços em supermercados

Publicada em 25/03/2020, às 09h03

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Consumo e produção responsáveis

Elizabeth Nader
Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de Vitória
Acompanhamento dos preços de produtos nos supermercados é mais um desdobramento da operação “Protege Vitória”

O Procon Vitória deu início, nesta última terça-feira (24), ao monitoramento semanal dos preços de itens apontados pelos consumidores como essenciais e com o maior número de reclamações de elevação de preço nos últimos dias nos canais on-line de atendimento do órgão.

Fazem parte da lista básica: arroz, feijão, óleo, macarrão, leite, fubá, sabão em pó, papel higiênico, água sanitária, detergente líquido, esponja e palha de aço.

O acompanhamento é mais um desdobramento da operação “Protege Vitória”, realizada pelo Procon Vitória para evitar a prática abusiva contra o consumidor com a pandemia do Covid-19.

A gerente do órgão, Herica Correa Souza, ressalta que as empresas não podem se aproveitar da situação de alta demanda para aumentar os preços.

Desde 2019, o Procon Vitória vem fazendo, mensalmente, pesquisa com itens considerados de primeira necessidade para a maioria das famílias. São 64 itens pesquisados em nove supermercados da capital.

"Neste momento de crise devido à expansão do novo coronavírus (Covid-19) no País, estamos reduzindo a lista para os itens elencados pelos consumidores como de extrema necessidade. Dessa forma, monitoramos o mercado e, principalmente, apresentamos para os consumidores uma referência de preços", explicou Herica.

"Vamos dar o serviço completo aos cidadãos da nossa cidade. O Procon Vitória está atuando, dentro dos seus limites legais, em todas as frentes para assegurar que os consumidores tenham acesso aos itens essenciais neste momento de combate à pandemia", disse o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.

Ele completou: "O monitoramento e a pesquisa comparativa de preços são importantes ferramentas para evitar que os consumidores se exponham ao risco de contaminação e disseminação do coronavírus saindo de casa para percorrer vários supermercados em busca do melhor preço".


Voltar ao topo da página