Notícias

Coronavírus: prefeito Luciano, que é médico, defende uso de máscaras para todos

Publicada em 01/04/2020, às 18h25

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


  • Saúde e bem-estar

Imagem divulgação
Máscaras
Campanha estimula que todas as pessoas usem máscaras para evitar a propagação do vírus (ampliar)

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que também é médico, está defendendo o uso de máscara para todos. Porém, a proposta é uso de máscaras de tecidos, que têm mostrado eficiência no bloqueio das gotículas de saliva, principalmente, quando a pessoa espirra.

"Eu tenho recebido, nas últimas 48 horas, uma imagem de uma proposta que a República Tcheca fez das pessoas usarem máscaras independente de qualquer coisa. A campanha é #Mask4all (Máscara para todo mundo), no lema 'eu protejo você e você me protege'", disse ele.

Luciano disse que começou a estudar a veracidade delas e foi comprovando que existe realmente esse movimento na República Tcheca com resultados.

"Depois disso, o nosso ministro da Saúde já colocou que vai começar a confecção de máscaras de tnt, um tecido comum, porque até agora as recomendações eram de uso de máscaras especiais para pacientes e para profissionais de saúde que atendem esses pacientes", ponderou.

Barreira

Para o prefeito, no caso de uma máscara comum de tecido, a barreira é mecânica, ou seja, ela impede que as gotículas de saliva possam se espalhar pelo local e cria algum tipo de proteção. Ele frisou que se trata de "algum tipo de proteção".

"Nós não temos ilusão de que isso é uma proteção perfeita, mas é algum tipo de proteção. No caso de uma epidemia, em que nós estamos lutando com todas as forças para que as pessoas não contaminem os objetos que outras pessoas vão colocar a mão, me parece extremamente importante que a gente recomende o uso de máscaras", disse, acrescentando que o New England Journal, que é um jornal especializado, divulgou uma matéria dizendo que os Estados Unidos vão recomendar isso também.


Voltar ao topo da página