Notícias

Coronavírus: população pode ajudar a proteger garis na hora de descartar o lixo

Publicada em 16/04/2020, às 06h00

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Central de Serviços
Garis usam equipamentos de proteção individual
Garis recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) antes da escala de trabalho de limpeza na cidade (ampliar)

A Central de Serviços está com seus trabalhadores nas ruas todos os dias para fazer a limpeza da cidade e deixar os ambientes higienizados, mesmo durante o período de pandemia do coronavírus. Medidas e protocolos de segurança são seguidos antes e depois de cada atividade de trabalho para que eles fiquem protegidos. E cada morador de Vitória também pode ajudar a proteger esses funcionários. 

Alguns cuidados em relação ao descarte de resíduos podem ser tomados pelos moradores, ajudando a preservar as vidas de garis e coletores de lixo, que não podem parar de trabalhar.

Uma das medidas recomendadas pela Prefeitura de Vitória para o período de quarentena é reforçar os sacos de lixo domiciliar para proteger os agentes de coleta do contato com material contaminado com o coronavírus, conforme explicou o secretário executivo da Central de Serviços, Marcos Aranda.

Outra medida é separar em uma sacola extra, dentro do saco de lixo, possíveis resíduos contaminados, como lenços, máscaras, algodão e cotonetes.

"Como nosso serviço é essencial e não pode parar, solicitamos que todos participem e nos ajudem com a proteção dos nossos servidores", pediu o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

Eu te protejo e você me protege

Se todos pensarem na saúde dos coletores e garis, separando material contaminado em sacolas bem fechadas, estarão protegendo vidas. Assim, todos os garis e coletores podem garantir uma cidade limpa na luta diária que todos enfrentam durante essa pandemia mundial do novo coronavírus.

Outras medidas

Os veículos, as bases de trabalho e cada ferramenta para limpeza recebem higienização antes e depois de cada turno. Todos os servidores recebem seu kit de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) próprios para sua função e álcool em gel para serem usados durante todo o dia.

Os turnos de trabalho foram mudados para que não haja aglomeração nas entradas e saídas dos servidores. Essas são apenas algumas das medidas para proteção dos servidores, efetivos ou terceirizados, da Central de Serviços.


Voltar ao topo da página