Notícias

Coronavírus: plantão telefônico faz 45 atendimentos de violência contra mulher

Publicada em 16/04/2020, às 12h50

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Yuri Barichivich
Semana da Justiça pela Paz em Casa - Dia Internacional da Mulher
Mulheres com medidas protetivas em Vitória contam com Botão do Pânico

Durante o período de isolamento social, o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Cramsv) mantém o serviço funcionando por telefone para casos de urgência.

Ao todo, de 18 de março a 8 de abril de 2020, foram realizados 45 atendimentos. Nesse período, foi feito apenas um acolhimento presencial para a entrega do Botão do Pânico. O contato pode ser feito pelo telefone (27) 99520-1927, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

O serviço é oferecido pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

"Nós, da Semcid, assim que entramos na quarentena, deliberamos manter o Cramsv funcionando em regime de plantão, uma vez entendermos que, estando as famílias mais tempo dentro de suas casas, somado à crise financeira, poderiam intensificar as ocorrências de violência doméstica contra as mulheres. Acompanhamos, sem interrupção, nossas atendidas e estamos prontos para atendermos a novos casos", disse a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire. 

De acordo com a coordenadora do Cramsv, Carla Coutinho, o atendimento a mulheres vítimas de violência não pode parar. "Para o atendimento psicossocial, bem como entendendo a importância do cuidado com essas mulheres, estamos fazendo os atendimentos urgentes por meio de telefone. E caso haja a necessidade de disponibilização do Botão do Pânico, faremos o atendimento presencial, preservando, assim, não só a saúde mental de nossas munícipes, mas também a física", explicou.


Voltar ao topo da página