Notícias

Coronavírus: munícipes que apresentam sintomas respiratórios são monitorados

Publicada em 08/06/2020, às 09h44

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Coronavirus: Atendimento médico na Unidade de Saúde Ilha de Santa Maria
Pacientes com sintomas respiratórios têm acompanhamento presencial quando necessário (ampliar)

Desde o início da pandemia, os moradores de Vitória que procuram os serviços de saúde, de forma presencial ou através da telemedicina, e apresentam qualquer tipo de sintoma respiratório são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através das equipes da Vigilância Epidemiológica e das unidades de saúde.

Os acompanhamentos são para os casos confirmados e não confirmados de Covid-19 e acontecem por telefone e presencialmente, quando necessário. Até o momento, cerca de 5 mil pessoas estão sendo monitoradas a cada 48 horas (casos leves e moderados).

"Para realizar os testes para os sintomáticos respiratórios, seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde. Dessa forma, nem todas as pessoas que apresentam sintomas são testadas, mas todas elas são monitoradas por nossas equipes", disse a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Critérios de testagem

Para o teste, os pacientes devem apresentar sintomas gripais, ter entre 45 e 59 anos, pertencer a um grupo de risco e estar com febre. Ainda compõem esse grupo os idosos institucionalizados, profissionais de saúde e de força de segurança, mesmo sem febre.

Além dessa normativa, outros critérios são analisados pelo médico, como o início dos sintomas da doença e as manifestações clínicas apresentadas, uma vez que, nesta época do ano, ocorrem várias outras doenças respiratórias. Até o momento, o município de Vitória realizou 3.473 testes.

Telemedicina

A telemedicina tem possibilitado o suporte aos serviços de saúde. A ferramenta conta com 29 médicos em atendimento todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados.

Até o último dia 2 de junho, 4.628 atendimentos foram realizados. Desses, 54% eram casos suspeitos de Covid.

"Quando há detecção de casos suspeitos leves de Covid, nossos médicos fazem a orientação sobre o isolamento domiciliar e casos mais graves são orientados a procurar o serviço de saúde mais próximo da residência do munícipe", ressaltou.

Barreira sanitária

A barreira sanitária implantada na rodoviária de Vitória tem sido uma grande aliada no combate à transmissão do novo coronavírus, pois permite, de forma precoce, identificar pessoas sintomáticas e encaminhá-las aos respectivos serviços de saúde. Desde sua implantação, no dia 24 de abril, já foram abordadas 9.580 pessoas, sendo que 53 apresentaram sintomas respiratórios.


Voltar ao topo da página