Notícias

Coronavírus: mais de mil vistorias em comércios em um mês de pandemia

Publicada em 24/04/2020, às 19h42

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Avenida Jerônimo Monteiro - Centro de Vitória
Estabelecimentos comerciais continuam fechados durante o período de isolamento social (ampliar)

A equipe de fiscalização integrada da Prefeitura de Vitória, em parceria com a Polícia Militar, recebeu 1.525 denúncias de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais na cidade durante a pandemia de coronavírus. Os fiscais realizaram 1.081 vistorias, de 21 de março a 22 de abril, em vários bairros.

Foram fechados, após as vistorias, 579 estabelecimentos. A ação, realizada pelos fiscais de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e da Vigilância Sanitária e por agentes da Guarda Municipal, foi de orientação e conscientização aos empresários para evitar ao máximo a aplicação de multas.

As atividades essenciais, como farmácias, supermercados e padarias, estão mantidos na cidade, desde que os funcionários e clientes usem máscaras de proteção, segundo decretos municipal e estadual. Outros serviços podem ser prestados desde que seja na forma de entrega em domicílio (delivery) ou de retirada no balcão (take away).

"Os números representam um resultado expressivo, fruto do árduo e incansável trabalho das equipes, no último mês. Estão de parabéns. Vamos continuar as ações nos bairros, agora também nos supermercados, para evitar a propagação do coronavírus. É importante que as pessoas fiquem em casa neste período”, recomendou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Os moradores que suspeitam de abertura de comércio irregular ou percebam aglomerações de pessoas podem informar o município pelo 156 (também disponível on-line) ou no aplicativo Vitória Online.


Voltar ao topo da página