Notícias

Coronavírus: mais de 460 denúncias de eventos e comércio irregular em oito dias

Publicada em 08/05/2020, às 17h08

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Consumo e produção responsáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Sedec
Fiscais da PMV fazem ação na Vila Rubim
Fiscais percorrem a cidade para cumprimento de normas de funcionamento do comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Vitória recebeu, em apenas oito dias, mais de 460 sugestões de fiscalização de eventos com aglomerações de pessoas ou de funcionamento irregular de comércios neste período de pandemia do coronavírus (Covid-19). De 21 de março até o fim abril, foram 1.896 denúncias recebidas. Em apenas uma semana de maio, foram mais 463, totalizando 2.359.

Houve também um número expressivo de vistorias da equipe de fiscalização integrada, composta pelos fiscais de Posturas, da Vigilância Sanitária, do Procon Vitória, além de agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Em oito dias, 264 vistorias foram realizadas em toda a cidade.

Durante todo o período do isolamento social na capital, foram realizadas 1.564 vistorias e 754 estabelecimentos comerciais foram foram flagrados funcionando irregularmente e fechados no ato da fiscalização.

As atividades essenciais, como farmácias, supermercados e padarias, estão mantidas na cidade, desde que os funcionários e clientes usem máscaras de proteção, segundo decretos municipal e estadual. Outros serviços podem ser prestados desde que seja na forma de entrega em domicílio (delivery) ou de retirada no local (take away ou drive-thru).

"A fiscalização trabalha incansavelmente em toda a cidade. Os números representam um resultado expressivo para evitar a propagação do coronavírus. É importante que as pessoas fiquem em casa neste momento”, recomendou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Os moradores que suspeitam de abertura de comércio irregular ou percebam aglomerações de pessoas podem informar o município pelo 156 (também disponível on-line) ou no aplicativo Vitória Online.

Filas

Uma das novidades do trabalho de fiscalização, nesta semana, foi a ação do município para orientar as pessoas nas filas dos bancos sobre as normas de segurança neste período de pandemia, como o distanciamento social e o uso de máscaras e álcool em gel.

A equipe de fiscalização integrada também orientou bancos sobre a indicação de espaçamento no chão dos entornos da agências.


Voltar ao topo da página