Notícias

Coronavírus: mais cinco mil máscaras caseiras serão entregues esta semana

Publicada em 05/05/2020, às 19h17

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Trabalho decente e crescimento econômico

Núcleo Produtivo dos Ícones da Cultura Capixaba
Núcleo Produtivo dos Ícones da Cultura Capixaba produz máscaras de proteção para a comunidade de São Pedro
Costureiras que atuam nas escolas de samba de Vitória estão produzindo máscaras

A distribuição de máscaras caseiras para pessoas com sintomas respiratórios nos Pronto-Atendimentos (PAs) da Praia do Suá e São Pedro e na barreira sanitária instalada da rodoviária de Vitória já beneficiou milhares de pessoas na capital. Esta semana, mais 5 mil unidades serão entregues. 

A iniciativa segue o princípio "eu te protejo, você me protege". As máscaras estão sendo produzidas por costureiras que atuam na produção de fantasias das escolas de samba de Vitória, por meio de uma parceria da Prefeitura de Vitória e da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) com a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses).

Mais máscaras

Segundo Leonardo Krohling, do Comitê de Acompanhamento e de Recuperação Econômica para Situação de Emergência de Saúde Pública – Covid-19, a previsão é que, nas próximas semanas, sejam produzidas até 40 mil máscaras por semana, o que viabilizará a distribuição do material para a população de Vitória.

"Neste primeiro momento, a confecção das máscaras foi viabilizada graças ao material que sobrou do Carnaval e foi disponibilizado pelas ligas. A previsão é que, na próxima semana, com a entrega do material comprado pela Prefeitura de Vitória, a produção aconteça em larga escala, possibilitando a ampliação da distribuição para a população, principalmente para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social", explica.

Unidades

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, a partir desta semana, as unidades de saúde também passam a entregar a máscara caseira para os usuários que chegam aos serviços desprotegidos. "Com essa parceria, estamos conseguindo alcançar aquele público que ainda não faz o uso das máscaras. Além dos pacientes das US, também estamos distribuindo aos usuários dos serviços de transportes sanitários", disse.

Trabalho

O presidente da Liesge, Edvaldo Teixeira, destaca a importância da iniciativa. “Essa parceria veio num momento muito importante. Neste período de pandemia, muitas costureiras ficaram sem trabalhar e dependem de doações para alimentar suas famílias. Além de garantir uma renda para quase 100 famílias, elas vão atuar numa frente muito louvável, que é a confecção de máscaras para proteger a população contra esse inimigo invisível”, afirma.

O presidente da Lieses, Edson Neto, também aprovou a parceria. “Neste momento de crise gerada pela Covid-19, voltamos a pensar nas comunidades e na sociedade em geral. Colocamos nossos ateliês e costureiras à disposição para amenizar os impactos causados pela pandemia. Essa parceria com as escolas vai favorecer ainda mais esse trabalho, dando estrutura e oportunidade para mostrar que as agremiações estão do lado da sociedade”, destaca.


Voltar ao topo da página