Notícias

Coronavírus: garis e coletores protegidos com máscara especial

Publicada em 18/05/2020, às 18h53

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Central de Serviços
garis usando faceshield
Máscaras protegem coletores da contaminação pelo novo coronavírus

Todos os garis e coletores de Vitória começaram a usar nesta segunda-feira (18) as faceshields, máscaras que protegem o rosto inteiro dos profissionais. 

Os equipamentos são importantes para que esses trabalhadores, que lidam diretamente todos os dias com o lixo, fiquem protegidos da contaminação pelo novo coronavírus. 

"Foram de extrema importância a compra e a distribuição desses equipamentos de proteção individual para nossos servidores, porque eles lidam com resíduos diversos no dia a dia. Agora estão mais protegidos", pontuou o secretário executivo da Central de Serviços, Marcos Aranda. 

Outras medidas

Para proteção dos trabalhadores, além dos equipamentos de proteção individual de cada coletor, cada caminhão tem água e sabão para lavagem constante das mãos.

Além disso, o uso de máscara de pano é obrigatório no transporte ou deslocamento, quando não estiverem no serviço direto de coleta.

População também pode ajudar

Cada morador de Vitória também pode ajudar a proteger esses trabalhadores. Alguns cuidados em relação ao descarte de resíduos podem ser tomados. Uma das medidas recomendadas pela Prefeitura de Vitória é reforçar os sacos de lixo domiciliar para proteger os agentes de coleta do contato com material contaminado com o coronavírus.

Outra medida é separar em uma sacola extra, dentro do saco de lixo, possíveis resíduos contaminados, como lenços, máscaras, algodão e cotonetes.


Voltar ao topo da página