Notícias

Coronavírus: Fafi mostra em vídeo reinvenção da escola em tempos de pandemia

Publicada em 29/05/2020, às 12h40

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Fachada da FAFI à noite
Leonardo Silveira
Fachada da FAFI à noite
Fafi formou uma grande rede on-line com instrutores, coordenadores e alunos, que trocam materiais, expectativas, orientações e esbanjam criatividade

Nem o isolamento social foi capaz de impedir que a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi mantivesse o compromisso com a promoção da arte e da cultura. Em tempos de coronavírus, em que a quarentena impede o contato presencial entre alunos e professores, a Fafi investiu nas aulas on-line e, agora, cada casa se tornou um palco. O ser artista nunca esteve tão vivo.

A Fafi apresenta agora três vídeos mostrando que inovar e se reinventar é o caminho para continuar a promoção da arte e da cultura nos tempos de coronavírus. A instituição, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), formou uma grande rede on-line com instrutores, coordenadores e alunos, que trocam materiais, expectativas, orientações e esbanjam criatividade e imaginação.

Clique aqui para assistir aos vídeos

A homenagem, dedicada à Prefeitura de Vitória, à Semc e a todos os artistas que persistem e resistem com sua arte, foi registrada em três vídeos diferentes, contemplando as três linhas de atuação da Fafi.

Para a gerente da Fafi, Zila Nascimento, o isolamento social exigiu um grande esforço de todos os profissionais para continuar as atividades letivas. "A inovação ultrapassa o sentido pedagógico e vai até as novas formas do fazer artístico. Instrutores e coordenadores tiveram que aprender a utilizar novas ferramentas e a inovar nos processos de ensino e artísticos", explicou.

Atendimentos

Zila ressaltou que, durante os 70 dias de isolamento, houve mais de 160 videoaulas, 20 reuniões de planejamento e mais de 200 atendimentos a alunos por meio do aplicativo WhatsApp.

"Os instrutores mantêm a escola em pleno funcionamento das salas, quartos, copas, cozinhas, terraços e quintais de suas casas. Isso tem sido uma experiência extraordinária e desafiadora. Vai ficar para a história, na memória de cada um de nós e também em nossa biblioteca", conta, já planejando o arquivamento dessa experiência youtuber da Fafi.

Orgulho

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, parabenizou a Fafi e todos os seus profissionais pelo empenho neste momento que exige tanta criatividade e inovação diante do cenário artístico. "É um orgulho termos um equipamento como a Fafi, ainda mais sabendo o empenho de todos para a manutenção dessa política cultural, colocando todo o esforço para que ela continue o seu trabalho", afirmou o secretário, destacando a qualidade das atividades desenvolvidas neste momento de pandemia. 

Vídeos

No vídeo da Dança, imagens da Fafi são apresentadas, seguidas da apresentação dos alunos no palco. O palco, a partir daí, é a própria casa de professores e alunos. No fundo, a mensagem reforça o processo de reinvenção da escola.

Os instrutores e alunos de Música da Fafi, por meio da Orquestra de Cordas, tocam "Love of My Life", do compositor Freddy Mercury. A mensagem do vídeo apresenta a Orquestra de Cordas, que já possui três anos desde começou a atuar.

A irreverência e a criatividade do Teatro estão presentes a cada cena, que traz alunos em suas casas criando narrativas, trabalhando a linguagem corporal e dando vida à personagens. Todos os três vídeos estão disponíveis no YouTube da Prefeitura de Vitória.


Voltar ao topo da página