Notícias

Coronavírus: escritores capixabas dão dicas de leitura para a quarentena

Publicada em 26/05/2020, às 13h21

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Acervo pessoal
Escritor Reinaldo Santos Neves dá dica leitura nesta primeira edição de "O que estou lendo nesta quarentena?"
Escritor Reinaldo Santos Neves dá dica de leitura nesta primeira edição de "O que estou lendo nesta quarentena?"

A partir desta semana, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), traz toda quarta-feira diversos escritores do Espírito Santo para compartilharem os livros que estão lendo durante este período de isolamento social.

A ação "O que estou lendo nesta quarentena?" faz parte do projeto Viagem pela Literatura, desenvolvido há 25 anos e premiado nacionalmente pelas ações que incentivam a leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

Nesta primeira edição, quatro escritores dão suas dicas de leitura: o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, que indica "Fahrenheit 451" (de Ray Bradbury); Valsema Rodrigues da Costa, com "O morro dos ventos uivantes" (de Emily Brontë); Noélia Miranda, com "Martin e Rosa" (de Raphaële Frier e Zaü); e Reinaldo Santos Neves, com "Canto de Muro" (de Luís da Câmara Cascudo).

Clique aqui para conferir as dicas de leitura

Viagem

Para a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser, a leitura e a cultura ocupam um papel central neste momento em que é preciso que as pessoas fiquem isoladas em casa. "A leitura nos leva a viajar pelo mundo. Queremos com essa ação aproximar leitores e escritores, além de incentivar o hábito da leitura nas pessoas", destacou a coordenadora. 

Conheça os escritores

Francisco Grijó é professor, escritor e atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Cultura. Dentre suas obras, estão "Diga adeus a Lorna Love" (1987), "Um outro país para Alice" (1989), "Viviane ao lado" (1995), "Licantropo" (2001), entre outros. Em 2017, o escritor se aventurou pela biografia no livro "Os Mamíferos: cronônica biográfica de uma banda insular". Sua obra mais recente é o romance policial "Fama Volat", lançado em 2019.

Valsema Rodrigues da Costa é professora, escritora, trovadora e poeta. Já foi secretária de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. Pertence à Academia Feminina Espírito-santense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 04. Dentre suas obras, estão Levadinha da Breca (1987), Liberdade na Poesia (1993) e No Amor, na Primeira, com poemas em inglês e português.

Noélia Miranda é autora do livro "Zacimba Gaba, princesa guerreira: a história que não te contaram", lançado em 2014 e ilustrado por Gió Araújo. Especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infantojuvenil. Recebeu os prêmios "Professora Olga Borges", em 2009, e duas vezes em 2015, por desenvolver projetos antirracismo em escolas públicas. Recebeu homenagens pelos trabalhos prestados aos municípios de Cariacica (2015) e Vitória (2017). Em 2018, recebeu da UNEGRO-ES homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Reinaldo Santos Neves é graduado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde foi servidor técnico por 42 anos, trabalhando, sobretudo, com edição de livros e revistas. Em 1973, participou com a obra "Reino dos medas" de um concurso promovido pelo Instituto Nacional do Livro, recebendo menção honrosa. Pelo conjunto de sua obra, em 1996, recebeu do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo o prêmio Almeida Cousin. Publicou os romances como: As mãos no fogo; Sueli: romance confesso; Kitty aos 22: divertimento; A longa história; A ceia dominicana: romance neolatino; e a trilogia A folha de hera: romance bilíngüe, entre outras obras.


Voltar ao topo da página