Notícias

Coronavírus: equipes da Semmam utilizam itens de segurança no serviço de manejo

Publicada em 30/03/2020, às 17h23 | Atualizada em 30/03/2020, às 18h23

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Poda de árvores
Equipe mantém trabalhos de manejo de árvores na cidade (ampliar)

Os serviços essenciais de manejo de árvores em Vitória é feito conforme a urgência e a viabilidade técnica durante a pandemia de coronavírus.

Segundo a gerente de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Giselle Guimarães, o serviço está sendo feito seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A empresa contratada para o serviço de manutenção de áreas verdes elaborou um Plano de Contingência visando à prestação segura e eficiente desses serviços no dia a dia para a contenção da transmissão do novo vírus e preservando o meio ambiente".

Segundo ela, a empresa adotou uma combinação de ações, como o aumento da higienização individual por parte dos trabalhadores, especialmente a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no exercício das suas atividades, inclusive máscaras.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, o manejo de arborização é um serviço essencial e deve ser mantido para evitar possíveis acidentes. "As equipes que estão atuando nessas frentes de trabalho utilizam, obrigatoriamente, todos os equipamentos de proteção necessários para evitar a transmissão do coronavírus", disse.

Outros cuidados

Além disso, a empresa contratada para manutenção de áreas verdes adotou as seguintes medidas e orientações:

• Afastamento dos empregados dos grupos de risco (idosos, doenças crônicas, grávidas e lactantes);

• Orientações sobre a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) já determinados para a operação rotineira e adoção dos padrões de higienização para as suas atividades, além de evitar tocar os olhos, nariz e boca;

• Orientações sobre a verificação constante dos EPIs, principalmente as luvas, e substituir imediatamente aquelas que apresentarem qualquer dano;

• Reprogramação dos turnos e jornadas das equipes, para evitar aglomerações nas garagens e locais de início e fim das atividades;

• Intensificação da higiene dos EPIs, vestiários, refeitórios, veículos e demais locais de trabalho;

• Reforço dos estoques de insumos básicos para a continuidade da prestação dos serviços.


Voltar ao topo da página