Notícias

Coronavírus: equipamentos da Assistência Social suspendem atividades coletivas

Publicada em 16/03/2020, às 20h05

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti


  • Saúde e bem-estar

Carlos Antolini
ENCERRAMENTO DA COLÔNIA DE FÉRIAS DO CAJUN COM O MÁGICO SERJAN
Atividades para crianças e adolescentes nos Cajuns estão suspensas

Como medida para evitar a propagação do Covid-19 (coronavírus), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) suspendeu todos os eventos, como apresentações programadas neste mês da mulher, além de seminários e conferências e atividades de grande aglomeração.

Também estão suspensas todas as atividades dos serviços de convivência para crianças e adolescentes (Cajuns), para jovens (Projovem), para pessoas com deficiência (CRPD) e para idosos (CCTIs, Nispis e grupos da terceira idade).

A Semas esclarece que os serviços de atendimento à população continuarão abertos e as equipes vão prestar orientações aos usuários sobre a importância da prevenção da doença.

"A Prefeitura de Vitória está acompanhando cada fase da propagação do vírus na cidade e estamos prontos para atualizar e modificar nossas estratégias sempre que necessário. Nesse momento, vamos aproveitar cada atendimento para dar orientações sobre a doença e as formas de prevenção", diz a secretária municipal de Assistência Social, Iohana kroehling.

Higienização

Além disso, a Semas determinou a intensificação das medidas de limpeza e higienização dos espaços. "Os servidores já estão instruídos a adotar as medidas de precaução desde a chegada ao trabalho, como a lavagem mais atenta das mãos e a aplicação do álcool gel, e a passar a mesma atitude para os usuários", diz a secretária.

Outras estratégias adotadas pela Semas:

- Os trabalhadores com mais de 60 anos serão dispensados do comparecimento ao trabalho;
- Profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) passam a usar equipamentos de proteção individual para lidar com os usuários acolhidos e transportados no veículo da abordagem;
- Os auxiliadores de serviços gerais intensificam a limpeza dos espaços, especialmente de locais contaminantes (como corrimão, maçanetas etc)

Funcionamento dos espaços

Estão mantidos os atendimentos individuais em serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência especializados de Assistência Social (Creas).

Estão suspensas as oficinas nos Cajuns, no CRPD, incluindo o curso de Libras, e nos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTIs).

Já no Centro de Referência para Atendimento da População de Rua (Centro-Pop), as atividades estão mantidas com ênfase nas orientações para prevenção da doença e com a intensificação das ações de limpeza.

Os equipamentos de acolhimento permanecem com suas atividades rotineiras, intensificando os cuidados de limpeza e de atenção em saúde. São espaços como a Hospedagem Noturna, Albergue do Migrante, Abrigo do Jabour, Casas Lares, acolhimentos institucionais de crianças e adolescentes,

Estão cancelados os seguintes eventos:

Dia 18 - Encontro Temático da Inclusão Produtiva, no Mucane
19 - Encontrão dos Grupos da terceira Idade, no Parque Pedra da Cebola
20 - Dia da Mulher no CRPD
24 , 25 e 26 - Festival do Circo dos Cajuns


Voltar ao topo da página