Notícias

Coronavírus: empresária doa capa de celular para servidores de US Jardim Camburi

Publicada em 03/04/2020, às 09h27

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Imagem divulgação
Capas de celular
Servidores podem carregar os aparelhos celulares nas capas que foram doadas para a US (ampliar)
Imagem divulgação
Doação de capas de celular
Capas de celular são confeccionadas pela microempresária Janaína Scardua (ampliar)

Em meio à pandemia da Covid-19, as colaborações e doações vêm de várias maneiras. A microempresária Janaína Scardua arrumou uma forma de fazer sua parte e ser solidária. Ela tem um ateliê na própria casa, onde confecciona bolsas e acessórios, e está produzindo capinhas de celular para doar aos servidores da Unidade de Saúde (US) de Jardim Camburi.

"Minha tia trabalha na US Jardim Camburi e falou da necessidade de guardar o celular em um lugar plástico para poder higienizar com mais frequência, então resolvi fazer essas capinhas. Dessa forma, os funcionários podem carregar o aparelho com eles. Foi a maneira que encontrei de colaborar. Queria aproveitar e fazer um apelo para que os empresários que têm esse material doem para as costureiras das comunidades poderem atender aos próprios moradores", disse Janaína.

Vitória do Bem

E para quem quer fazer parte do grupo de voluntariado, a Prefeitura de Vitória dispõe da rede solidária "Vitória do Bem", criado para que o cidadão comum possa ser um voluntário.

O programa só foi possível graças à Lei do Voluntariado (nº 9.228), que foi publicada em março de 2018. Antes, apenas pessoas jurídicas, como ONGs, podiam prestar serviço voluntário para a administração municipal. Mas, com a lei, pessoas físicas também vão poder atuar e esse é o grande diferencial.

Quer também ajudar as pessoas mais necessitadas nesta pandemia de coronavírus? A rede solidária "Vitória do Bem" está com duas campanhas específicas.

A campanha "Vitória Solidária" apoia as famílias mais atingidas nesta crise com alimentos e produtos de higiene e limpeza.

A arrecadação acontece nos supermercados de Vitória e os voluntários podem doar produtos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha de mandioca, farinha de trigo, canjiquinha, açúcar, leite em pó, biscoito, pó de café, óleo e achocolatado em pó.

Também são aceitos materiais como sabonete, papel higiênico, álcool gel, água sanitária, produtos para limpeza de banheiros e de cozinha, desinfetante, vassoura, balde, bacia, palha de aço, sacos de lixo e panos de chão. As doações também podem ser feitas pelo PicPay (conta @vitoriasolidaria).

A ação é uma parceria da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciai (Adra), através da rede solidária Vitória do Bem, Prefeitura de Vitória, Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Defesa Civil de Vitória e Ifes.

A campanha "Vizinho Solidário" incentiva que a população ajude quem mais precisa de cuidados durante esse período, fazendo com que moradores contribuam com seus vizinhos na hora de ir às compras, por exemplo. 

Matéria relacionada

Coronavírus: Guarda Municipal e PA da Praia do Suá recebem máscaras e viseiras

Imagem divulgação
Vitória Solidária
Imagem divulgação
Campanha Vizinho Solidário

Voltar ao topo da página