Notícias

Coronavírus: dicas para confeccionar e higienizar máscaras caseiras

Publicada em 18/04/2020, às 14h13 | Atualizada em 22/04/2020, às 14h18

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação PMV
Como confeccionar e higienizar máscaras
As máscaras podem ser confeccionadas em tecido ou TNT

Com o novo decreto municipal que torna obrigatório o uso de máscaras no comércio da capital e a recomendação para que a população use-as nas atividades de rotina em Vitória, é preciso seguir algumas orientações para fabricação e higienização. 

Segundo a instrução normativa 002/2020 da Prefeitura de Vitória, elas podem ser confeccionadas de tecido ou TNT. Os tipos recomendados são cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), tecido de algodão (como camisetas 100% algodão), fronhas de tecido antimicrobiano e tecido de saco de aspirador. 

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa ter pelo menos duas camadas de pano. É importante ressaltar que as máscaras caseiras não são filtro contra o coronavírus, mas impedem que as gotículas de saliva que transportam o vírus se propaguem na fala ou respiração e contaminem outras pessoas.  

As pessoas devem usar as máscaras em todos os locais com potencial aglomeração, como transportes públicos, restaurantes, padarias, supermercados, drogarias, postos de combustíveis, dentre outros.

Divulgação PMV
Como confeccionar e higienizar máscaras
A máscara caseira precisa ter pelo menos duas camadas de pano

Higienização

As máscaras precisam ser lavadas logo após o uso. A indicação do Ministério da Saúde é que se deixe de molho o item em uma solução de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária, por 30 minutos.

Após esse período de espera, pode-se lavar normalmente com água e sabão. Caso não seja possível a lavagem logo após o uso, guarde a máscara em uma sacola plástica até que seja possível lavá-la. 

Confecção

As máscaras podem ser confeccionadas em casa, com uso de agulha e linha ou até mesmo sem. Seguem abaixo tutoriais simples de como fazer a sua. 

https://www.youtube.com/watch?v=FJxNsQ1-ZGM

https://www.youtube.com/watch?v=Ibk6NsTPjfw


Voltar ao topo da página