Notícias

Coronavírus: Corpo de Bombeiros integra equipe de fiscalização na capital

Publicada em 11/05/2020, às 15h34

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Sedec
Equipe de fiscalização da PMV
Corpo de Bombeiros passou a integrar ações de fiscalização do comércio durante a pandemia do coronavírus (ampliar)
Divulgação Sedec
Equipe de fiscalização da PMV
Encontro no Ciac selou o início dos trabalhos da equipe nesta segunda-feira (11) (ampliar)

A equipe de fiscalização integrada de Vitória vai receber um importante reforço a partir desta semana no combate ao comércio irregular durante a pandemia do coronavírus. Militares do Corpo de Bombeiros vão fazer vistorias em toda a capital junto com o grupo, composto por fiscais de Posturas, da Vigilância Sanitária, do Procon Vitória, além de agentes da Guarda Municipal e policiais militares.

Na manhã desta segunda-feira (11), o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, recebeu a equipe do Corpo de Bombeiros no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá. Em seguida, o grupo fez sua primeira vistoria com a equipe no Centro.

"A união das forças de segurança tem sido importante para o sucesso das ações integradas de fiscalização, realizadas por Vigilância Sanitária, Sedec e Procon. O reforço do Corpo de Bombeiros ao trabalho já executado pela Guarda Municipal e pela PM nessas ações vem para somar à luta de todos pelo respeito às normas municipais neste período de pandemia", disse Calheira.

Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos, a parceria com o Corpo de Bombeiros reflete os bons resultados da equipe de fiscalização.

"Realizamos, até o final da última semana, mais de 1,5 mil vistorias em toda a cidade. Obtivemos resultados positivos apenas com a orientação, sem a aplicação de multas, o que é uma grande vitória", afirmou Passos.

Fiscalização

Segundo o novo decreto estadual, o uso de máscaras é obrigatório em estabelecimentos comerciais, de prestação de serviço e indústrias e no transporte público coletivo da Região Metropolitana.

Os estabelecimentos comerciais de produtos do corpo humano poderão abrir nos dias pares, enquanto os comércios dos demais produtos não ligados ao corpo funcionam nos dias ímpares. O funcionamento é das 10 às 16 horas.

Os shoppings centers permanecem fechados. No entanto, os lojistas poderão fazer a comercialização de produtos por meio de entrega no estacionamento (drive-thru) ou delivery. Já os centros comerciais podem reabrir.

Outra novidade é que o comércio não essencial não poderá mais abrir aos finais de semana, como restaurantes, que antes podiam funcionar até as 16 horas.

Será permitida a abertura de farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, mercearias, pets, postos de combustíveis, lojas de conveniência, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.


Voltar ao topo da página