Notícias

Coronavírus: condomínios recebem orientações on-line sobre coleta seletiva

Publicada em 26/05/2020, às 13h19

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis

Douglas Schneider
Caminhão de coleta seletiva
Condomínios podem buscar orientações da Semmam para implantação do serviço de coleta seletiva

A Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam) usa ferramentas on-line para auxiliar condomínios a fazer corretamente a coleta seletiva durante o isolamento social.

"O desenvolvimento de ações de Educação Ambiental possibilita à população conhecer os projetos e, assim, também participar das ações que contribuam para melhora da qualidade de vida e do meio ambiente", disse a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

O último trabalho foi feito junto a um condomínio de 78 apartamentos e 235 moradores em Jardim Camburi. Os condôminos se mostraram preocupados com a quantidade de resíduos misturados sendo descartados na coleta domiciliar e indo para o aterro sanitário.

"Além da destinação do resíduo seco para a coleta seletiva, os moradores também vão destinar corretamente os resíduos perigosos que fazem parte da logística reversa, como remédios, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias", contou a educadora ambiental Osnéia Peccoli, do Revis Mata Paludosa. 

As ações integram o projeto "Vitória Cidade Limpa com foco em Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva". "Ainda em maio, outras duas atividades de Educação Ambiental estão planejadas de forma on-line, como palestras e bate-papo educativo, com o objetivo de esclarecer dúvidas e instruir a separação dos resíduos de forma eficiente, garantindo o sucesso da coleta seletiva do condomínio", disse Osnéia.

Veja orientações para implantação da coleta seletiva em condomínios:

Coleta seletiva

Como agendar

Caso algum condomínio de Vitória queira implantar a coleta seletiva e receber orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), os responsáveis devem acionar o Fala Vitória 156.  

On-line

"A GEA vem trabalhando ações com a equipe e parceiros públicos e privados de forma on-line. A integração, o engajamento e o envolvimento de todos são imprescindíveis para a eficácia do resultado que pretendemos alcançar, que são a redução, a reutilização e a reciclagem", disse Juliana Sardinha.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, o trabalho visa mudar hábitos e atitudes diante do tema "resíduos sólidos". 


Voltar ao topo da página