Notícias

Coronavírus: Circuito Cultural doa detergentes para Conquista e Nova Palestina

Publicada em 19/04/2020, às 19h13

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Melissa Künsch


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação PMV
Circuito Cultural faz doação detergentes
Caixas com os detergentes que serão doados às comunidades de Nova Palestina e Conquista

O Circuito Cultural, por meio do Núcleo de Capoeira, entrega nesta segunda-feira (20), 400 unidades de detergente para famílias dos bairros de Conquista e Nova Palestina. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está marcada para às 9 horas e deve contemplar cerca de 200 famílias.

A equipe de distribuição dos detergentes estará com mochilas e dividida em duplas para evitar a aglomeração. Cada família receberá duas unidades de detergente. A ação terá início em Conquista e seguirá para Nova Palestina. Os materiais que vão ser distribuídos foram adquiridos após uma mobilização do Núcleo para arrecadar doações.

Solidariedade

O contramestre Dedé, um dos idealizadores da ação, explica que esses são bairros em que as famílias tem baixo poder aquisitivo e, neste momento de isolamento social, necessitam de uma maior atenção e apoio para os cuidados. 

"Esta é uma ação para as pessoas se manterem em casa, no isolamento. A capoeira ela vem com este intuito de ajudar, mostrando que não se faz capoeira sozinho. Estamos ansiosos para retornar nossas atividades o mais rápido possível, mas para isso, precisamos fazer a nossa parte e cuidar um dos outros", afirmou o contramestre.

Em Conquista, o Núcleo de Capoeira vai contar ainda com o apoio do monitor de capoeira Geovani Pereira dos Santos, que começou a capoeira aos 6 anos de idade. Para Geovani, o momento exige solidariedade para ajudar aqueles que possuem menos recursos.

"Temos que superar esse momento juntos, ajudando uns aos outros da forma que podemos. Sabemos que nem todos tem um detergente ou álcool em gel em casa. O momento não é fácil para ninguém, por isso, esta é a hora de ajudar. Quero retornar logo às nossas atividades normais e, para isso, temos que fazer o isolamento social. Com solidariedade e fé, esta pandemia vai passar", afirmou o monitor de capoeira.

Circuito Cultural

Esta é a segunda ação do Circuito Cultural, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), visando a proteção das comunidades contra o coronavírus. Na última quinta-feira (16), o Núcleo dos Ícones da Cultura Capixaba distribuiu 650 máscaras de fabricação própria para a comunidade da Ilha das Caieiras.

Para a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, uma ação como essa só vem a somar dentro das políticas públicas desenvolvidas pelo município. Acrescenta ainda que, neste momento de dificuldades, o Circuito coloca a arte e a cultura para circular e fazer a diferença na vida das pessoas.

"Essas ações mostram o nosso envolvimento territorial. Não só do Circuito Cultural, mas também dos seus envolvidos, como instrutores, alunos, moradores e familiares. Esse envolvimento comunitário legitima muito todas as ações", explicou.


Voltar ao topo da página