Notícias

Coronavírus: Centro de Especialidades de Vitória oferece telereabilitação

Publicada em 09/07/2020, às 09h17 | Atualizada em 09/07/2020, às 10h23

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Centro Municipal de Especialidades
Equipe acompanha os pacientes por teleconsulta e dá as devidas orientações para tratamento (ampliar)

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Centro Municipal de Especialidades (CMEV) acompanham os pacientes por teleconsulta e/ou telemonitoramento, conforme orientações do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Nos últimos dois meses, foram realizados mais de 700 atendimentos.

O trabalho de reabilitação está sendo realizado a distância por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), evitando, assim, a circulação de pessoas e reduzindo o risco de contaminação pela Covid-19.

Os terapeutas reorganizaram o processo de trabalho, de forma a adaptá-lo à realidade virtual e recriando um vínculo com o paciente. Segundo a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, a avaliação passou a ter um aspecto social importante.

"Cada caso é avaliado cuidadosamente pelo profissional de saúde, que define a melhor forma de intervenção. Dependendo do quadro clínico e da fase da doença, o paciente é orientado a realizar o acompanhamento presencial", disse.

Atendimentos

As marcações para as fisioterapias e terapias ocupacionais são realizadas através de encaminhamentos feitos pelas unidades de saúde de referência dos pacientes. 


Voltar ao topo da página