Notícias

Coronavírus: carros de som orientam moradores de Vitória a ligarem para o 156

Publicada em 18/03/2020, às 14h12 | Atualizada em 18/03/2020, às 15h04

Por Milene Miguel, com edição de Melissa Künsch


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Segov
Central do 156 para atendimento do Coronavírus
Central de atendimento para coronavírus: o Fala Vitória 156 é um serviço para os moradores de Vitória

A partir desta quarta-feira (18) nove carros de som vão circular pelas ruas da capital, das 9 às 17 horas, a fim de chamar atenção e conscientizar os moradores de Vitória a buscarem orientações sobre o coronavírus através do telefone Fala Vitória 156 (para moradores de Vitória) antes de saírem de casa para ir aos pronto atendimentos (PA) e unidades de saúde (US).

Além de informar sobre o serviço Fala Vitória 156, que conta com profissionais da saúde para tirar dúvidas sobre a doença, os carros de som informam também que moradores de outros municípios podem ligar para o 136, telefone do Ministério da Saúde. 

“Neste momento as pessoas precisam reavaliar seus hábitos. Hoje, sair de casa em busca dos pronto atendimentos ou unidades de saúde é tudo que não devemos fazer. É necessário evitar aglomerações nesses locais, onde possivelmente pode haver pessoas infectadas. Então, para diminuir a circulação e a possibilidade de transmissão, orientamos aos moradores de Vitória a buscarem esclarecimentos ligando para o Fala Vitória 156, e para quem reside em outras localidades, ligar para o 136”, destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. 

O comunicado é realizado por meio de nove carros de som, que circulam pelas ruas dos bairros das nove regiões administrativas da capital. 

Confira o comunicado
PMV Corona Comunicado Op1 17 03 20 - Danza

"A Prefeitura de Vitória faz um alerta: Diante de casos suspeitos de gripe e sintomas respiratórios leves, evitem procurar os serviços de Pronto Atendimento do município, para que o Coronavírus não seja transmitido de pessoa para pessoa. Antes de sair de casa para ir ao Pronto Atendimento ou Unidade de Saúde, você deve ligar para o telefone 156 (se for morador de Vitória) ou para o 136 (se for de fora de Vitória)."

Funcionamento

O canal informativo conta com profissionais de Enfermagem diariamente, das 8 às 22 horas, para sanar dúvidas e realizar os devidos encaminhamentos para casos suspeitos do coronavírus. O serviço é mais uma ferramenta de orientação aos moradores de Vitória.

Controle  

Para a secretaria de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, o canal informativo é muito importante para o controle da expansão do vírus. “Estamos acompanhando de perto todas as novidades a respeito do novo coronavírus e mantendo nosso sistema de informações atualizado, pois são essas informações que embasam nossas decisões de combate ao novo vírus”, explica a secretária.


Voltar ao topo da página