Notícias

Coronavírus: campanha de cuidados especiais com os animais domésticos

Publicada em 06/05/2020, às 19h10

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Campanha responsável de animais domésticos

Como ficam os cuidados com os animais domésticos durante a pandemia do coronavírus? Embora não existam estudos científicos que comprovem se os pets podem ser contaminados ou transmitir o vírus, a equipe da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) chama atenção para alguns cuidados. 

A campanha tem o tema "Guarda Responsável de Animais Domésticos e a Covid-19", desenvolvida com apoio da Gerência de Bem-Estar Animal e do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Segundo a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha,, desde 2017, mais de 6 mil pessoas foram atendidas e conscientizadas sobre direitos, deveres, hábitos e condutas dos tutores em relação aos animais domésticos. Neste período de pandemia, não seria diferente.

Recomendações

A educadora ambiental Juliana Conde compartilha recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da World Animal Protection, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) para minimizar possíveis impactos negativos.

"Uma das principais recomendações refere-se à necessidade e à importância do distanciamento não só entre as pessoas, mas também entre tutores infectados e seus animais, reduzindo, assim, a possibilidade de um quantitativo maior de infecção, já que esses animais podem estar em contato com vários membros de uma família ou grupo social", disse.

Cuidados com os animais

Outras orientações para maior proteção dos animais e seus tutores são:

  • Sair com os animais em horários de menor fluxo de pessoas, de preferência em locais abertos e somente se for indispensável;
  • Higienizar pelos, patas e focinho do animal após retornar para casa e quando achar necessário;
  • Lavar as mãos antes e depois de brincar com os animais ou manusear seus pertences;
  • Caso esteja contaminado, peça a outra pessoa para cuidar do seu bichinho
  • Somente leve o animal ao médico veterinário se for realmente necessário e com prévio agendamento de horário;
  • Se for possível, substitua brincadeiras ao ar livre por atividades em casa.
  • Os animais domésticos são também parte da família, por isso, em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19 humana dentro de casa, eles devem ser protegidos da mesma forma que os demais membros familiares.
  • Se você não é tutor de nenhum bichinho, uma dica bacana é ser solidário com abrigos voluntários de animais, doando alimentos, materiais ou mesmo ajuda financeira.

O abandono dos animais nunca deve ser uma opção. Seja um tutor responsável!


Voltar ao topo da página