Notícias

Coronavírus: Cajun distribui sacolas de atividades para crianças e adolescentes

Publicada em 06/05/2020, às 13h45 | Atualizada em 06/05/2020, às 14h37

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza

Diego Alves
Entrega de sacolas de atividades no Cajun
Cajuns prepararam sacolas de atividades para crianças e adolescentes fazerem em casa (ampliar)
Diego Alves
Entrega de sacolas de atividades no Cajun
Famílias agendadas retiraram os materiais no Cajun de Nova Palestina nesta quarta (6) (ampliar)

Cerca de 2 mil crianças e adolescentes de 6 a 15 anos atendidos nas 14 unidades dos Cajuns de Vitória estão recebendo sacolas de atividades neste período de isolamento social.

A proposta da atividade lúdica é mantê-los interagindo com o Cajun durante esta época sem atividades presenciais. As sacolas contam com duas máscaras personalizadas com o nome "Cajun", giz de cera, informativo sobre o trabalho infantil, caderno (bloco com folhas), jogos das cinco Marias e recado dos educadores sociais.

Para evitar aglomeração nos equipamentos, foi feito um esquema de agendamento entre as famílias para a retirada dos materiais, a partir desta quarta-feira (6). A ação será de 15 em 15 dias. Após os pequenos realizarem as atividades, elas voltarão para os Cajuns para serem avaliadas pelas equipes, formadas por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

Entretenimento

"Luiz Felipe está com 8 anos e sentindo muita falta do Cajun. Ele gosta muito daqui, primeiro pelo entretenimento e depois porque ele curte muito a integração com colegas e professores. Com essas atividades, vai ser bom para criar uma rotina dentro de casa e não ficar só no celular e na internet", disse Simone Cazuza, de 36 anos, que retirou a sacola no Cajun de Nova Palestina.

"As atividades vão ser maravilhosas para as minhas crianças. Elas já assistem aos vídeos dos educadores e até já produziram um vídeo sobre os cuidados com a higienização das mãos na pandemia. Eles sempre ligam para saber como os coleguinhas estão", afirmou Daniela Marroque Candido, de 36 anos, mãe de Kauã Kleber Marroque Rangel, 7, Maria Eduarda Morroque Rangel, 10, e Elloa Marroque Rangel, de 13 anos.

Integração

"A proposta das sacolas de atividades é propor que as famílias tirem um tempo do dia para fazer uma atividade integrativa e uma brincadeira para desenvolver algumas das linguagens tratadas no Cajun, como circo, artes, capoeira, dança e jogos. Isso é uma forma de integração e de restabelecer os vínculos entre os profissionais do Cajun e nossas crianças e adolescentes", declarou a orientadora social dos Cajuns, Muriel Rodrigues Falcão.

"Neste período de pandemia, mais uma vez os nossos profissionais estão se reinventando para estarem próximos dessas crianças e adolescentes. Mais um cuidado e zelo por parte de todos os educadores e coordenadores com eles", declarou a gerente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Famíglia Martins.

"A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, buscou estratégias de intervenção junto a essas famílias neste período de pandemia. Estamos sentindo muita falta de todos", explicou a coordenadora dos Serviços de Convivência para Crianças e Adolescentes, Anacyrema da Silveira Silva.

"O Cajun tem como princípio a integração com os familiares e a comunidade, a convivência e os vínculos afetivos de crianças e adolescentes. Neste período de pandemia, os profissionais estão se reinventando e nós criamos os projetos interativos. Com os vídeos dos educadores sociais nas redes sociais e, agora, com essas sacolas de atividades. Fizemos essa ação para manter os vínculos com os atendidos e também evitar a violação de seus direitos. Assim que esta pandemia acabar, vamos retomar o serviço presencial de uma forma muito mais forte e sólida", explicou a secretaria de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Parceria

A ação nos Cajuns tem a parceria da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). "Essa atividade é essencial para as famílias e comunidades neste momento difícil. Esse serviço voltado para crianças e adolescentes não poderia parar. Então essa foi uma maneira para continuar durante o isolamento social. Com essa ação, nos aproximamos um pouco mais deles. Afinal, todos nós estamos preocupados, e isso fortalece, de fato, os vínculos familiares e comunitários", disse Wesley Gomes Severino, técnico operacional da Adra.

Diego Alves
Entrega de sacolas de atividades no Cajun
"As atividades vão ser maravilhosas para as minhas crianças", afirmou Daniela (ampliar)
Diego Alves
Entrega de sacolas de atividades no Cajun
"Com essas atividades, vai ser bom para criar uma rotina dentro de casa", afirmou Simone (ampliar)

Voltar ao topo da página