Notícias

Coronavírus: ambulâncias da rede de saúde são higienizadas diariamente

Publicada em 06/05/2020, às 16h32

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Higienização de ambulâncias
Ambulâncias da rede municipal de saúde passam por serviço diário de desinfecção (ampliar)

A Central de Transportes Sanitários (CTS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz a desinfecção diária das ambulâncias do município, seguindo o Procedimento Operacional Padrão (POP) estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A ação visa deixar os veículos livres de bactérias e vírus e evitar que servidores da Semus e pacientes corram risco de contaminação. 

O trabalho é realizado pelo servidor responsável em todas as ambulâncias da rede municipal. O profissional sempre faz o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários e específicos, como touca, óculos de proteção, luva, bota e máscara.

Toda a parte interna da ambulância é higienizada: portas, teto, piso, maca, colchão e mobiliário dos materiais utilizados durante a ocorrência.

"A desinfecção e a lavagem das ambulâncias já são um trabalho padrão e de rotina da Semus. Quando há chamados para remoção de casos suspeitos de Covid- 19, é feita a desinfecção antes de atendermos outra remoção. Fazemos todo esse trabalho para preservar a saúde dos nossos servidores e da população", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.


Voltar ao topo da página