Notícias

Coronavírus: 33 pessoas ficam curadas em instituição após plano de ação da Semus

Publicada em 05/05/2020, às 16h30 | Atualizada em 05/05/2020, às 21h07

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Diego Alves
Dia de combate a violencia contra idosos
Instituições para idosos adotam cuidados especiais neste período de pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz constantemente o monitoramento epidemiológico de todos os idosos residentes nas nove Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Vitória.

Após um surto registrado no dia 1º de abril em uma ILPI, com 40 pessoas que testaram positivo para a Covid-19, a Semus criou um plano de ações com cuidados específicos nesses locais, como limpeza e higienização adequadas, para idosos e trabalhadores.

A Vigilância Epidemiológica, médicos e especialistas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), desde então, têm realizado o monitoramento diário da situação na instituição. 

Com essas estratégias, foi possível declarar o fim do surto do coronavírus, no dia 29 de abril, e obter o resultado de cura para 33 pessoas que foram contaminadas.

"Esse é o resultado do trabalho conjunto com a Sesa. Desde o início do surto, orientamos a suspensão das visitas dos familiares, e as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária têm feito monitoramento e orientações constantes para que o local não receba novos idosos. Reforçamos também sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e demos todas as orientações quanto aos isolamentos, higiene e sinais de agravamento dos casos", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

ILPI

Desde 2019, a Semus elaborou diretrizes para o plano de cuidado integral à saúde dos idosos residentes em ILPIs, apresentando ações que permitem uma aproximação entre as unidades de saúde, Vigilâncias Epidemiológica e sanitária.

Durante a pandemia do coronavírus, está sendo feito o monitoramento diário dos sintomas respiratórios de todos os residentes em ILPI, com envio de relatórios para as unidades de saúde de referência e para a Vigilância Epidemiológica a cada 48 horas.


Voltar ao topo da página