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Coronavírus: 31% das ligações para o 156 são sobre a Covid-19

Publicada em 18/03/2020, às 14h53 | Atualizada em 18/03/2020, às 15h03

Por Josué de Oliveira, com edição de Melissa Künsch


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Segov
Central do 156 para atendimento do Coronavírus
Profissional de saúde atende ligação de morador de Vitória com dúvidas sobre o coronavírus

O serviço especial de atendimento do Fala Vitória 156 para tirar dúvidas sobre o coronavírus recebeu, somente nesta terça (17), 319 ligações, entre as 1.004 que o call center recebeu durante todo o dia, o que representa 31% das ligações.

O serviço é disponível somente para ligações realizadas dentro dos limites de Vitória. Moradores de outros municípios devem ligar para o 136 do Ministério da Saúde. A responsável pelo setor de Ouvidoria da PMV, Luciana Possatti, reforçou que o serviço Fala Vitória 156 pode ser acessado tanto pelo telefone fixo ou celular.

“O que a gente percebe pelos dados é que a maioria das ligações é feita pelo celular, até pela facilidade que o aparelho permite. No entanto, é importante ressaltar que as chamadas só são completadas se forem feitas de dentro do território do município de Vitória”, frisou.

Sintomas

Tem dúvidas a respeito de sintomas, prevenção e devidos encaminhamentos para casos suspeitos do coronavírus? Para ajudar a informar e conscientizar os munícipes de Vitória acerca da doença, o Fala Vitória 156 conta com 20 profissionais de Enfermagem diariamente, das 8 às 22 horas.

Desde a implantação do serviço, na segunda-feira, a maior parte foi para orientações sobre prevenção, sintomas da doença e informações sobre locais de atendimento de saúde. Também houve contatos de pessoas que viajaram.

O serviço ajuda a desafogar as unidades de saúde e de pronto-atendimento de Vitória, além de ser mais um canal de orientação para os moradores de Vitória.

Para esse trabalho, os profissionais passaram por uma formação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

“Montamos uma equipe com 20 enfermeiros na Central do 156 para responder às principais perguntas e dúvidas", disse Luciana.


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