Notícias

Coronavírus: 2.880 pessoas de Vitória serão testadas para Covid em estudo

Publicada em 13/05/2020, às 12h04

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Inquérito Sorológico
Profissionais da US Grande Vitória percorrem residências para aplicação dos testes do estudo (ampliar)

Para identificar o percentual da população de Vitória que já teve contato com o novo coronavírus (Covid-19), 2.880 pessoas da capital serão testadas, a partir desta quarta-feira (13), por meio do Inquérito Sorológico.

No total, 14 bairros serão contemplados. O inquérito será aplicado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma. A primeira etapa acontecerá até sexta (15), nos bairros Consolação, Gurigica, Maria Ortiz, Inhanguetá, Ilha de Santa Maria, Maruípe, São Cristóvão, Itararé, Santa Cecília, Santa Helena, São Pedro, Nova Palestina, Resistência e Jardim Camburi.

Os participantes dos testes serão escolhidos através de um sorteio que será realizado no momento da entrevista, em suas próprias residências.

A capital foi uma das dezenove cidades selecionadas para participar do estudo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Visitas

Divulgação Semus
Inquérito Sorológico
Servidores da US Jabour saem para aplicar o inquérito em imóveis da região (ampliar)

Para aplicação do inquérito, profissionais - devidamente uniformizados e equipados - vão até as residências das 7 às 17 horas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, é importante que a população receba as equipes para que o município possa avaliar o impacto da doença em Vitória e, assim, auxiliar no planejamento de novas estratégias para medidas de contenção.

"Esse processo nos permitirá investigar com um olhar mais refinado os casos da Covid-19. Com a percepção do comportamento da doença, conseguiremos, junto com o Estado, definir estratégias eficazes para enfrentar e combater a transmissão do coronavírus", disse.

Formulário

O formulário será preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe terá um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo. Nesta primeira etapa, serão visitadas residências em 19 municípios.

São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Serão realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por técnicos da saúde.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado.

Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada.


Voltar ao topo da página