Notícias

Conversas virtuais vão abordar combate à violência contra a mulher

Publicada em 05/03/2021, às 17h46

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades

Leonardo Silveira
Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher
Programação virtual tem objetivo de alertar sobre a violência contra a mulher (imagem simulação)

Medidas protetivas e enfrentamento da violência contra a mulher serão temas de transmissões ("lives") que a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) vai realizar na programação voltada para o Dia Internacional da Mulher.

As apresentações virtuais contarão com a participação de profissionais da área jurídica, além de assistentes sociais e referências técnicas no assunto.

"Com essas conversas pela internet com profissionais renomados, queremos mostrar um panorama da situação da violência nos dias de hoje, além de apontar para as mulheres a importância de elas terem acesso aos seus direitos nas diversas áreas, seja na cidadania, na saúde, na educação, na cultura e na política, e também das políticas públicas criadas e desenvolvidas para elas", destacou a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira.

Medidas protetivas

Abrindo a programação, nas redes sociais da Prefeitura de Vitória, na terça-feira (9), às 19 horas, acontece a live com o tema "Providências que são tomadas em relação à vítima, medidas protetivas e tramitação do inquérito policial", com a delegada Juliana Saadeh, da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher.

Enfrentamento à violência

Na quarta-feira (10), no mesmo horário e também nas redes sociais da PMV, o tema abordado será "Enfrentamento à violência contra as mulheres e a importância da denúncia", com a promotora de Defesa da Mulher de Vitória, Sueli Lima Silva. 

Violência doméstica

Também na quarta-feira (10), para debater o tema "Violência doméstica e suas tipologias", o Centro de Referência da Juventude Itinerante (CRJ), em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), realiza uma live no Instagram @crjvitoria, às 16 horas.

Assistente social do Cramsv, Teresinha Tessarolo Dias vai falar sobre o assunto, trazendo as dificuldades das mulheres jovens.

Lei Maria da Penha

Fechando a programação de lives da semana, na quinta-feira (11), também às 19 horas, a juíza da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória, Brunella Faustini Baglioli, falará sobre "Os avanços da Lei Maria da Penha, o perfil do agressor e da vítima". A conversa também será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura.

Estudo de caso

No dia 31, encerrando a programação, acontecerá a webconferência "Considerações acerca do atendimento em saúde mental às mulheres em situações de violência - Estudo de Caso", com a doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Luizane Guedes Mateus. O evento está marcado para as 14h30, no auditório da Prefeitura de Vitória.


Voltar ao topo da página