Notícias

Conselheiros escolares da rede municipal passam por formação a distância

Publicada em 21/05/2020, às 13h42 | Atualizada em 21/05/2020, às 15h59

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Diego Alves
Inauguração do Cmei Padre
Conselheiros de escola acompanham as ações e gestão das unidades da rede municipal de ensino

Diante da obrigatoriedade do distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem buscado fortalecer não só a rotina dos estudantes da rede, mas também todos os processos educacionais que envolvem a comunidade escolar.

Os Conselhos de Escola são parte fundamental desse processo e, por meio da Gerência de Gestão Escolar (GGE), seus integrantes estão passando por uma nova etapa de formação a distância.

São os módulos III e IV do curso “Práticas de Gestão Escolar – Formação de Conselheiros Escolares”, que tratam, respectivamente, das temáticas “O Conselho de Escola e a gestão dos recursos financeiros” e “A participação dos Conselhos na elaboração/revisão do Projeto Político”.

Atuação potencializada

“A formação é ofertada para todos os conselheiros escolares da rede municipal de ensino e acontece ao longo do triênio de atuação dos membros (2019-2022), com o objetivo de potencializar os membros para que tenham efetiva participação junto às unidades de ensino às quais estão vinculados”, explica Maria da Conceicao Soares, da GGE.

VixEduca

Ambos os módulos são trabalhados a partir da plataforma VixEduca, onde também estão disponibilizadas as atividades dos módulos I e II.

“Para tornar a formação mais dinâmica, foram utilizados recursos audiovisuais e documentos digitais que facilitam a dinâmica de apresentação, a socialização de informações e o envolvimento dos participantes, além de canais de interação via WhatsApp e fóruns de discussões na própria plataforma VixEduca”, revela Conceição.

Para mais informações acerca da formação de conselheiros escolares, basta entrar em contato com a Gerência de Gestão Escolar da Seme pelo telefone (27) 3135-1053.


Voltar ao topo da página