Notícias

Conquista vai receber mutirão de combate ao mosquito da dengue

Publicada em 09/01/2020, às 12h52

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Agentes de combate à endemias instalam telas para protegerem caixas d
Os agentes fecham caixas d´águas para evitar a proliferação do mosquito

Mais um mutirão para combater o principal vetor da dengue, zika e chikungunya, será realizado no próximo sábado (11) no bairro Conquista, em Vitória. A primeira ação intersetorial das secretarias de Saúde e Serviços, realizada no último sábado, foi um sucesso. Centenas de pessoas percorreram ruas e casas, em busca de possíveis criadouros e focos da dengue.

No total 446 imóveis foram visitados, 1.274 depósitos de água (possíveis criadores de mosquito) foram inspecionados, desses, 368 foram tratados, 252 focos foram eliminados e, ainda, 21 caixas d'água foram teladas.

Para a gerente de vigilância em saúde da Semus, Arlete Frank Dutra, o movimento é importante para que as pessoas se sensibilizem e cuidem de seus imóveis. "A orientação é que as pessoas fiquem atentas com depósitos de água parada e tomem medidas preventivas para evitar as arboviroses (dengue e chikungunya)", disse.

Principais criadouros

Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do Aedes aegyti estão dentro dos imóveis.

Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:

- Vasos de plantas
- Frascos ou vasos ornamentais com água
- Caixa d’água destampada
- Ralos
- Tanques
- Calhas e lajes
- Pneus
- Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo

Checklist

Para auxiliar o morador da capital, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no link "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página