Notícias

Conhecer para Florescer fortalece a cidadania e a autoestima de 420 idosos

Publicada em 13/09/2019, às 14h25

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Arlindo Vilaschi no encerramento do Projeto Conhecer para Florescer para idosos
Arlindo Vilaschi falou dos numerosos avanços na sociedade em geral presenciados por quem já tem mais de 60 anos de idade

A edição 2019 do projeto "Conhecer para Florescer: Empoderamento da Pessoa Idosa" alcançou 420 idosos de toda a cidade. Iniciadas em julho, as rodas de conversa promoveram momentos de reflexão e troca de informações sobre direitos, saúde, qualidade de vida, convivência e participação social.

Na tarde desta quinta-feira (12), foi realizado o último encontro, tendo como convidado o economista Arlindo Vilaschi. "É muito importante ter um espaço para refletir sobre o envelhecer, principalmente envelhecer com alegria, com olhar de reverência pelo que passamos, gratidão pelo presente e paciência pelo futuro", disse o economista.

Ele falou dos numerosos avanços na sociedade em geral presenciados por quem já tem mais de 60 anos de idade. "Acredito que esta geração é mais presente na vida dos filhos e netos e precisa ser mais presente na política, para defender seus direitos e exigir do poder público tudo o que contribuiu com suas vidas e com os impostos que pagou ao longo da vida", disse.

O projeto, criado em 2016, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal do Idoso (Comid).

"É com muita gratidão que encerramos o projeto, pelas oportunidades de levar essas reflexões às pessoas. Conseguimos realizar nove encontros. Vimos a abertura dessas pessoas para a participação mais efetiva na garantia dos direitos e no desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam Vitória como a cidade amiga dos idosos", disse Aidil Barbosa, presidente do Comid.


Voltar ao topo da página