Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Comenda Maurício de Oliveira é concedida a personalidades da cultura capixaba

Publicada em 12/11/2019, às 12h00

Por Ricardo Aiolfi (rabarone@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Comenda Maurício de Oliveira

Seis personalidades do movimento cultural capixaba serão agraciadas com a Comenda Maurício de Oliveira (Ampliar imagem)

Personalidades do movimento cultural capixaba serão agraciadas com a Comenda Maurício de Oliveira, maior título honorífico da capital capixaba, no dia 27 de novembro, às 18h30, no Museu Capixaba do Negro (Mucane). Este ano, são seis homenageados, representando diferentes áreas da cultura capixaba.

Os homenageados são: Alcebíades Milton Cabral (post-mortem), pelos trabalhos com a cultura afrobrasileira; Alcione Oliveira Dias, representando o teatro; Adelzira Madeira dos Santos, pelo trabalho com cultura popular; Elizete Terezinha Caser Rocha, pelos trabalhos voltados para a promoção da literatura; Gilberto Mendes Coelho, representando a área da dança; e Orlando Bomfim Netto, pelo cinema.

Levando o nome de um homem de tamanha grandeza, a condecoração é dada a pessoas engajadas no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para a cultura da cidade. Para o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, a comenda é um estímulo para incentivar a produção de cultura e arte no Espírito Santo.

“A Comenda Maurício de Oliveira é o maior título honorífico concedido pelo município a atores culturais e artísticos. Além de uma homenagem a um dos mais importantes artistas do ES, o músico que lhe dá nome. A Secretaria Municipal de Cultura sente-se honrada em agraciar cada um desses artistas escolhidos", parabenizou o secretário.

O Mucane, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, fica localizado na avenida República, 121, Centro.

Maurício de Oliveira

O título honorífico recebeu o nome do maestro Maurício de Oliveira como forma de reconhecimento e gratidão a um dos maiores violonistas do País e um ícone da cultura do Espírito Santo.

Maurício de Oliveira nasceu em Vitória, em 1925, e, aos seis anos, já se dedicava à música. Sua obra "Canção da Paz" foi apresentada no 5º Festival Mundial da Juventude, em Varsóvia (Polônia), e lhe rendeu o segundo lugar no evento.

Serviço
Entrega da Comenda Maurício de Oliveira 2019
Quando: 27 de novembro (quarta-feira), às 18h30
Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane) – avenida República, 121 – Centro
Classificação indicativa: livre

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site