Notícias

Coleta mecanizada e manual na limpeza diária da capital

Publicada em 06/07/2020, às 15h56

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Central de Serviços
Recolhlimento de lixo na rua jose trajano itarare
Garis fizeram novo mutirão de limpeza na rua José Trajano, em Itararé, para retirar resíduos descartados de forma irregular

As equipes da Central de Serviços de Vitória fazem o trabalho de limpeza diariamente, faça chuva ou sol. São garis fazendo varrição, coleta de lixo domiciliar e resíduos inertes, desinfecção de lugares públicos, além de varrição mecanizada, limpeza das praias, roçagem, limpeza de bueiros e garis alpinistas.  

Nas partes altas da cidade, o recolhimento de lixo é feito manualmente pelos garis. A desinfecção dos pontos para evitar a disseminação do coronavírus acontece da mesma maneira: nas partes baixas, há auxílio dos caminhões pipa para a limpeza; nas altas, os garis lavam os locais com bombas, que são carregadas nas costas. 

Descarte irregular

Contudo, muitos não fazem o descarte correto dos resíduos, deixando ruas sujas e podendo provocar doenças. 

No último final de semana, por exemplo, as equipes precisaram retornar à rua José Trajano, no bairro Itararé, por conta do descarte incorreto de lixo. O acúmulo era grande, mesmo tendo sido limpa a rua dois dias antes. 

Por isso, é importante que a população ajude a manter uma cidade limpa e um ambiente mais seguro para todos. 

"A limpeza da cidade acontece todos os dias. O recolhimento de lixo é de segunda a sábado. Podemos marcar também um agendamento pelo 156 para que as equipes possam recolher móveis e eletrodomésticos que não tenham mais uso. Não é necessário jogar lixo na rua", pontuou o secretário da Central de Serviços, Marcos Aranda. 

Serviços disponíveis para a população 

Recolhimento de lixo: de segunda a sábado (os moradores de Vitória podem consultar o horário da passagem do caminhão para recolher o lixo domiciliar)

- Agendamento para Papa-Móvel: pelo telefone 156

- Limpeza das ruas: diariamente 

- Entrega de entulhos: na Unidade de Transbordo ou Estação Bota-Fora ()

- Coleta diferenciada de lixo reciclável


Voltar ao topo da página