Notícias

Circuito Cultural tem programação especial no mês da Consciência Negra

Publicada em 08/11/2019, às 14h00

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Patrícia Borges e Stel Miranda
Exposição Eu? Pretx
Exposição fotográfica "Eu? Pretx!" abre a programação voltada para o mês da Consciência Negra no Circuito Cultural

Resgatando as origens da comunidade e em referência ao mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Circuito Cultural montou uma programação especial para valorizar a cultura afrobrasileira. As atividades ocorrem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Ilha das Caieiras.

A abertura da programação ocorre neste sábado (9), às 14 horas, com a exposição fotográfica "Eu? Pretx!", dos diretores de fotografia Patrícia Borges e Stel Miranda. Os fotógrafos retrataram modelos negros em situações que evidenciam a poesia de seus cotidianos, de forma a valorizar seus traços, beleza e cultura. As fotos ficam em exposição até o dia 9 de dezembro.

A abertura da exposição ainda vai ser marcada pela apresentação de vários artistas, como Pretaô, Letícia Chaves, Soltos & Prensados, Xavier, DJ Jota, Fenix Rap, Brunu O Chico, Jessica Vago, Carlos Abelhão, Marcéu Rosário e Kris Ellen.

Todo trabalho desenvolvido no Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), ganha forma durante o mês da Consciência Negra, ao envolver os diversos núcleos que compõem o projeto.

Para a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, a mobilização em torno do mês da Consciência Negra é uma grande realização, já que dialoga com a comunidade, ao mesmo tempo que mostra todo o trabalho desenvolvido em tantas vertentes diferentes dentro do projeto.

"Esta é uma data que não pode ser esquecida. Aqui no Circuito, montamos uma programação valorizando nossa cultura, nossa produção, dando espaço para que nossos núcleos se apresentem e desenvolvam artisticamente", afirmou a coordenadora.

Elizabeth Nader
Odomodê para as escolas - penteado afro
Oficina de tranças também vai integrar a programação

Oficinas

Estão previstas oficinas de Boneca Abayomi, de brincos, desenhos e pinturas afro, de tranças e turbantes. Para participar da programação, não é preciso se inscrever. Basta comparecer ao local no horário da programação desejada.

Contação de histórias

A contação de histórias afro é um momento bastante esperado na programação, já que a contadora Dalisa Campos traz toda a força e beleza da tradição oral para encantar o público com histórias da África e dos negros aqui do Brasil.

Encerramento

O encerramento ocorre no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, às 14 horas, e vai contar com diversas apresentações culturais dos núcleos do Circuito Cultural.

Programação

9 de novembro (sábado)

14h – Lançamento da 2ª edição da exposição fotográfica Eu? Pretx! Com a presença dos artistas: Pretaô, Letícia Chaves, Soltos & Prensados, Xavier, DJ Jota, Fenix Rap, Brunu O Chico, Jessica Vago, Carlos Abelhão, Marcéu Rosário e Kris Ellen.

 

12 de novembro (terça-feira)

8h30 – Oficina da Boneca Abayomi

13h30 – Oficina da Boneca Abayomi

 

13 de novembro (quarta-feira)

8h30 – Oficina de Brincos Afro

13h30 – Oficina de Brincos Afro

 

14 de novembro (quinta-feira)

8h30 – Oficina de Desenho e Pintura Afro

13h30 – Oficina de Desenho e Pintura Afro

 

18 de novembro (segunda-feira)

9h – Contação de Histórias Afro

13h30 – Contação de Histórias Afro

 

19 de novembro (terça-feira)

8h30 – Oficina de Tranças e Turbantes

13h30 – Oficina de Tranças e Turbantes

 

20 de novembro (quarta-feira)

14h – Encerramento com apresentações culturais 

Serviço
Mês da Consciência Negra do Circuito Cultural
Quando: 9 a 20 de novembro
Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Rua Vinte e Três de Abril, 35 – Santo André
Classificação indicativa: livre

Voltar ao topo da página