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Cidade inteligente: abertura de processos virtuais mais rápido para a população

Publicada em 01/06/2020, às 17h32 | Atualizada em 01/06/2020, às 18h22

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


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Imagem divulgação
Protocolo Virtual
Moradores podem dar entrada nos processos eletrônicos diretamente no portal da PMV (ampliar)

O novo Sistema de Procedimentos Administrativos (Sipad), aberto para utilização dos cidadãos nesta segunda-feira (1º), permite a abertura direta dos processos virtuais na Prefeitura de Vitória, sem pedido prévio de solicitação e triagem, o que vai agilizar ainda mais a tramitação eletrônica. Basta acessar o Protocolo Virtual.

A plataforma foi desenvolvida e aperfeiçoada pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), que também treinou os servidores para utilização do sistema. Ela conta com atuais tabelas de assuntos de processos, bem como dos respectivos documentos obrigatórios que devem ser anexados.

O processo é aberto após o preenchimento do formulário e a anexação dos arquivos digitais. O documento eletrônico é enviado direto para a secretaria competente.

"Implantamos vários projetos para não termos mais a utilização de papel na Prefeitura de Vitória. O Protocolo Virtual é o maior de todos. Cerca de 800 processos de papel já deixaram de ser recebidos por dia presencialmente. Com essa melhoria, a população diretamente vai dar entrada aos processos eletrônicos, que vão tramitar com mais agilidade, sem ter que passar por uma triagem ou avaliação de pedido", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Alberto Salume, reconhece a inovação na prestação de serviço na Prefeitura. "O marco dessa gestão é trabalhar com o conceito de cidade inteligente por meio dos serviços on-line, sem papel, menos burocracia, de uma forma que facilita ainda mais a vida das pessoas", disse.

Cadastro

Basta entrar no site e preencher o CPF e o nome. Se já for cadastrado, já descreve o assunto e recebe a lista dos documentos obrigatórios para anexar. Caso não tenha cadastro, basta fazer no Portal do Cidadão. O sistema aceita documentos em formato PDF. Depois, basta acompanhar, também de maneira virtual, o andamento do mesmo.


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