Notícias

Cidade inteligente: 103 novas câmeras para telemedicina e videoconsultas

Publicada em 03/05/2020, às 21h38

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Paula Bourguignon


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação Semus
Telemedicina
Alguns médicos da rede municipal estão em home office fazendo atendimentos por telemedicina e videoconsulta (ampliar)

Para auxiliar os profissionais da rede municipal de saúde na triagem e no diagnóstico dos pacientes durante a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Vitória adquiriu 103 câmeras que serão utilizadas para videoconsultas e telemedicina.

A aquisição foi necessária para a estruturação de atendimentos médicos em tempo hábil e com mais segurança para o enfrentamento da situação epidemiológica na capital, evitando o deslocamento das pessoas. Médicos do grupo de risco fazem os atendimentos por videoconsulta no celular ou no computador de suas residências.

A medida também vai ao encontro da previsão de aumento do número de pacientes com casos suspeitos, exigindo a adoção de estratégias pelo município para ampliar a capacidade de atendimento da rede de saúde.

Destaque

As videoconsultas tiveram início em Vitória no dia 27 de abril, numa parceria entre a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), sendo destaque na imprensa nacional.

O Estadão publicou que Vitória, juntamente com Curitiba, implantou o atendimento remoto no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do qual enfermeiros fazem a triagem e encaminham para médicos fazerem um diagnóstico e monitoramento de casos suspeitos.O valor total investido para a aquisição das 103 câmeras, que captam áudio e imagens em alta definição para realizar as videoconsultas, foi de R$ 642 mil.

Situação de emergência

A situação de emergência decretada pela Prefeitura de Vitória no início da pandemia do coronavírus permitiu que o município adquirisse os equipamentos por compra direta. As câmeras também irão otimizar os trabalhos e reuniões do Comitê de Acompanhamento e de Recuperação Econômica para Situação de Emergência de Saúde Pública.

Cidade inteligente

"Este é mais um serviço inteligente, fruto do trabalho da equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação. Com o uso da tecnologia, vamos poder atender mais pacientes da rede, sobretudo, neste período de pandemia, com menos risco de contágio do coronavírus. As pessoas vão poder ser atendidas do conforto de suas casas. É um legado para a cidade. No futuro, vamos ampliar as especialidades ofertadas. Isso só é possível também porque trabalhamos muito na modernização dos procedimentos da saúde, com a Rede Bem-Estar, e temos uma infraestrutura adequada às necessidades da Prefeitura”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.


Voltar ao topo da página