Notícias

Chuvas: Defesa Civil de Vitória emite alerta de risco de deslizamento

Publicada em 20/11/2019, às 10h49 | Atualizada em 20/11/2019, às 16h56

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Melissa Kunsch


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Ação contra a mudança global do clima

Defesa Civil
Ação da Defesa Civil em São Benedito
Defesa Civil faz monitoramento em áreas de risco da capital (ampliar)

Devido às chuvas que atingem a capital nesta quarta-feira (20), a Defesa Civil de Vitória emitiu alerta de risco de deslizamento de terra. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas na capital ultrapassou os 65 milímetros. 

Os moradores da área de risco que contam com o aplicativo Vitória Online instalados em seus celulares recebem os avisos. O aplicativo é gratuito e está disponível para todos os tipos de celulares.

"É muito importante que o morador de uma área de risco tenha o aplicativo instalado. Com as informações emitidas eles podem se prevenir e se abrigar em locais seguros", disse o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

Alerta

O alerta para as áreas de risco se mantém enquanto a chuva permanecer na capital. Esse alerta só é retirado depois de um período de 72 horas sem precipitação, quando o solo não estiver mais encharcado.

"A previsão do tempo sinaliza chuva para os próximos 10 dias. Estamos em um período de instabilidade e alterações climáticas, alternando entre dias de chuva fraca a moderada com pancadas de chuva forte a qualquer momento. Vamos manter as equipes de prontidão, considerando os índices previstos, que somente nesta semana poderão atingir 177mm", reforçou Jonathan.

A Defesa Civil de Vitória está disponível 24 horas para atender a possíveis ocorrências. Os moradores podem acionar o órgão pelo telefone 98818-4432.

Áreas de risco

As equipes da Defesa Civil estão de prontidão e atuando nas 25 áreas de risco da capital. Em caso de deslizamentos ou desabamentos, os munícipes podem ligar para o plantão 24 horas do órgão: 98818-4432. As demandas também podem ser registradas pelo Fala Vitória 156.

O município de Vitória conta com 25 áreas de risco. Ao todo, são 6.612 pessoas nessas áreas, localizadas nos seguintes bairros: Morro do Macaco, Jaburu, Jucutuquara, Santos Dumont, Rio Branco, Fradinhos, Cruzamento, Morro Grande, Romão, Forte São João, Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Quadro, Alto Caratoíra, Alagoano, Bela Vista, Jesus de Nazareth, Inhanguetá, São José, Santa Helena, Conquista, Comdusa, Morro da Capixaba, Redenção e Santa Martha.

Matéria relacionada

Chuvas: Defesa Civil atende pequenas ocorrências em toda a capital


Voltar ao topo da página