Notícias

Chuva: Defesa Civil de Vitória emite alerta de deslizamento em áreas de risco

Publicada em 13/11/2019, às 16h06 | Atualizada em 14/11/2019, às 12h49

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Alerta da Defesa Civil
Defesa Civil emitiu alerta para o risco de deslizamento em encostas e áreas de risco (ampliar)

A Defesa Civil de Vitória emitiu, na tarde desta quarta-feira (13), um alerta para o risco de deslizamento em encostas e áreas de risco devido ao intenso volume de chuva nas últimas 24 horas na capital. Os pluviômetros da capital registraram um volume de 240 milímetros até as 21 horas de ontem, mais do que a média prevista para o mês, que era de 181 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O órgão aconselha aos moradores de áreas de encosta que fiquem atentos a qualquer movimentação do solo e de rolamento de blocos. Nesses casos, a recomendação é sair do imóvel e entrar em contato com o telefone de plantão 24 horas: 98818-4432. Os chamados também podem ser feitos pelo Fala Vitória 156.

Além da Defesa Civil, equipes das secretarias de Segurança Urbana (Guarda Municipal) e Central de Serviços atuam desde a manhã desta quarta-feira para minimizar os efeitos da chuva para a população.

Plano de contingência

Diante deste cenário de alerta, a Defesa Civil solicitou a todas as secretarias que possuem interface com o Plano de Contingênciaque mantenham as suas equipes operacionais de sobreaviso 24 horas para o atendimento de eventuais ocorrências.

No bairro Consolação (na divisa com o bairro São Benedito), o solo encharcado gerou um deslizamento de terra que ocasionou o desabamento de um muro. Com isso, três imóveis na escadaria Irineu Barcellos Machado precisaram ser interditados pelo órgão. Para evitar infiltrações, técnicos da Defesa Civil colocaram lona sobre a terra que deslizou.

Ocorrências também foram registradas nos bairros São Benedito (risco de deslizamento de terra), Jardim da Penha (infiltração em três imóveis), Gurigica (queda de árvore sobre residência) e Piedade (desabamento parcial).

Na tarde desta quarta-feira (13), a Defesa Civil de Vitória atendeu mais ocorrências nos bairros Cruzamento (risco de deslizamento e risco de afundamento em residência), Tabuazeiro (infiltração em imóvel alagado e risco de deslizamento), Maruípe (risco de deslizamento), Santa Tereza (rolamento de bloco e risco de rolamento), Piedade (risco de desabamento) e Mário Cypreste (infiltração em imóvel alagado).

Por conta do deslizamento no bairro Consolação, dez pessoas ficaram desalojadas e estão hospedadas em casa de amigos e parentes.

O desabamento parcial de uma residência em Piedade deixou outras cinco pessoas desalojadas e uma infiltração e descolamento de placa de gesso desalojou outras duas pessoas em Jardim da Penha.

Alertas

O alerta para as áreas de risco se mantém enquanto a chuva permanecer na capital – a previsão até domingo (17) é de chuvas moderadas. Esse alerta, feito por meio do aplicativo Vitória Online, só é retirado depois de um período de 72 horas sem precipitação. O app está disponível gratuitamente para todos os celulares.

Os moradores de Vitória que residem 25 áreas de risco da capital e contam com o aplicativo Vitória Online instalados em seus celulares recebem alertas sobre o volume de chuva em tempo real. Ao todo, são 6.612 pessoas nessas áreas, localizadas nos seguintes bairros: Morro do Macaco, Jaburu, Jucutuquara, Santos Dumont, Rio Branco, Fradinhos, Cruzamento, Morro Grande, Romão, Forte São João, Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Quadro, Alto Caratoíra, Alagoano, Bela Vista, Jesus de Nazareth, Inhanguetá, São José, Santa Helena, Conquista, Comdusa, Morro da Capixaba, Redenção e Santa Martha.


Voltar ao topo da página