Notícias

Chuva: Central de Serviços e Defesa Civil atuam para minimizar impactos

Publicada em 13/11/2019, às 08h44 | Atualizada em 13/11/2019, às 08h56

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Central de Serviços
Central de Serviços na chuva
Equipe da Central de Serviços faz desobstrução na rodovia Serafim Derenzi (ampliar)

Equipes estão nas ruas desde as primeiras horas desta quarta-feira (13) para minimizar os impactos provocados pela chuva intensa que atingiu a Grande Vitória. Os trabalhos são acompanhados pelo secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

Equipes atuam nestes pontos: rodovia Serafim Derenzi, Forte São João, Romão, Jucutuquara, avenida Vitória, avenida Maruípe, Horto, Itararé, avenida César Hilal, avenida Leitão da Silva, Gurigica, Santa Lúcia e Bairro República.

A Defesa Civil está de prontidão e mantém o trabalho de vistoria das áreas de risco na capital. O munícipe pode acionar o plantão através do telefone (27) 98818-4432. Na manhã desta quarta-feira (13), foram cinco chamados e as ocorrências estão sendo levantadas e monitoradas.

Limpeza

Para garantir o escoamento das águas das chuvas e evitar alagamentos nas vias, a Central de Serviços realiza diariamente, inclusive finais de semanas e feriados, serviços preventivos e corretivos de desobstrução mecânica e manual nas redes de drenagem do município, além da limpeza dos bueiros.

As equipes sempre encontram diversos resíduos descartados irregularmente por parte dos moradores, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas.

O resíduo que consegue passar pelas grades dos bueiros acabam formando uma espécie de "rolha" dentro das tubulações de águas pluviais, trazendo o risco de entupimento e alagamento para aquele local. A capital conta com 25 mil bueiros e o trabalho segue uma programação semanal.

A varrição das vias e o trabalho de manutenção e desobstrução das redes de drenagem não impedem que, durante fortes pancadas de chuvas, pontos de alagamento apareçam. Para resolver o problema, as equipes ficam de prontidão. As equipes vão até os pontos de alagamento na tentativa de identificar o problema pontual e resolvê-lo de imediato.


Voltar ao topo da página